terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Após reformular site, USP fica em 20º em ranking mundial de conteúdo web



Ranking havia colocado a instituição em 43ª na edição de julho de 2011.


Novo portal da USP foi lançado em outubro do ano passado.


Do G1, em São Paulo


A Universidade de São Paulo (USP) galgou 23 posições e entrou na lista das 20 melhores instituições de ensino superior no ranking mundial Webometrics Ranking of World Universities, que considera os conteúdos disponibilizados na internet, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico.


Entre as 20 melhores, há apenas duas universidades de fora dos Estados Unidos: a USP e a Universidade de Toronto, no Canadá. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que ficou na 71ª posição, é a única brasileira, além da USP, a entrar na lista das 100 melhores instituições. Entre as 500 primeiras há apenas 12 universidades do Brasil.


De acordo com a assessoria de imprensa da Universidade de São Paulo, vários fatores contribuíram para o bom resultado da instituição paulista. A principal mudança na presença da USP na internet desde julho foi a reformulação do Portal da USP, lançado em outubro de 2011. Segundo a USP, a interface foi renovada e o conteúdo dividido de acordo com a demanda dos usuários detectada pela equipe do site.


O ranking é publicado semestralmente pelo Cybermetrics Lab, que pertence ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha.


De acordo com o laboratório de métricas, a lista foi criada para incentivar as instituições a publicarem os resultados de suas pesquisas na internet. São quatro os critérios usados para calcular a presença de uma universidade na web, segundo o ranking: o número de páginas do site encontradas no Google, o número de links externos direcionados ao site da instituição, o volume de arquivos de pesquisa (arquivos em PDF, Word, PowerPoint etc.) encontrados no Google e a quantidade de itens publicados no Google Scholar, que reúne artigos, dissertações e teses.


Além do Webometrics, o Cybermetrics Lab mantém ainda o Ranking Web of World Repositories. Na listagem publicada em janeiro, porém, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo, que já chegou a figurar na 76ª posição, em 2009, ficou na 426ª colocação.


O banco de teses brasileiro melhor colocado, desta vez, foi a biblioteca da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na 110ª posição, seguida da Universidade de Brasília (UnB), na 231ª colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário