domingo, 26 de fevereiro de 2012

As enciclopédias alternativas na Web

Com um tablet na mão, Danilo Sotomayor, 12, confessa que usa a Internet durante três a quatro horas diárias. O adolescente de cabelos castanhos e pele branca sorri quando lhe perguntaram: O que você está fazendo? "Há tantas coisas para fazer, não há limite", diz ele. Em seguida, ele menciona que visita redes sociais como o Flickr, MySpace e Facebook, mas reconhece que tem lição de casa, mas a maior parte do tempo fica acessando enciclopédias virtuais em Espanhol, Inglês e Alemão.


De acordo com a professora Mônica Torres em "aprendizagem virtual" tem várias vantagens, incluindo a menção de uma verdadeira gestão de conhecimento, troca de idéias e opiniões, experiências novas. Ela também permite que os alunos "a constante atualização dos conteúdos e com este uso de dedução lógica. No entanto Torres aponta que, para trabalhar em ambientes virtuais exige que os alunos tenham habilidades para "aprendizagem independente". Nisto concorda Gerardo Martinez, sociopedagogo, que recomenda páginas onde os alunos podem participar, ou seja, é "uma aula on-line." Martinez diz que o e-learning aumenta o pensamento crítico e resolução de problemas práticos competências dos estudantes.


"Mesmo lidando com questões técnicas em redes de computadores, promove o desenvolvimento da iniciativa, atitudes, interesses, hábitos educacionais nos alunos.


Estas razões que levaram à Santiago Sotomayor, pai de Danilo, para apresentar-lhe o tablet em 11 de janeiro, em seu aniversário.


O pai confessa que viu Danilo gerenciar melhor seu tempo e ser mais responsável. Aqui estão alguns sites que você navega gratuitamente.


Para estudantes


http://scholar.google.com O motor de busca Google oferece teses acadêmicas, livros, monografias e inúmeros recursos. Esta página pode ser configurada em várias línguas à escolha do visitante.


www.encyclopedia.com Este site oferece gratuitamente informações de 100 enciclopédias e dicionários em várias línguas. Você também vai encontrar vídeos, imagens e arquivos de dados para cada tópico de estudo online.


http://ec.kalipedia.com Esta enciclopédia online gratuita e fornece conteúdo linguagem, literatura, geografia, história, conhecimento do meio. também tem . espaço da biblioteca interativa brinquedo, os alunos podem criar seu próprio blog e compartilhar arquivos


www.icarito.cl/enc_virtual/index.htm está estruturado como um diretório e tem diversas categorias, entre elas estão: castelhano, história, geografia, matemática, ciências, educação artística, educação física.


www.britannica.com  Este site oferece biografias e livros para download em várias áreas do conhecimento. Dispõe de 100 editores e atualizado constantemente.Seu uso é livre.


www.enciclonet.com fornece a ciência da informação numérica, artes industriais, ciência da computação, engenharia, tecnologia, história e arquitetura.


Opções temáticas


www.imdb.com Este é um banco de dados de filmes na Internet. Além disso, você pode baixar versões antigas e filmes de forma rápida e com segurança.


www.history.com Apresenta programas de produção próprios relacionados a eventos históricos, pessoas e recreações e entrevistas. Este é um atlas virtual que transporta-o para centenas de lugares no planeta , integra-se com outros sites (por exemplo, Wikipedia e Panoramio) e mostra imagens de edifícios em 3D e ruas. Marble é outra opção válida para Windows, Mac e Linux.


www.allmusic.com é um guia de música online, que contém informações sobre créditos, informações de direitos autorais, estilos, álbuns etc.


www.fishbase.org é um banco de dados de informações sobre a fauna marinha, várias espécies de animais e principalmente peixes.


www.ekopedia.org é uma enciclopédia de técnicas alternativas para manter uma vida verde. Aqui você vai descobrir como lidar com os desafios ambientais.


www.fringepedia.net é uma enciclopédia on-line de informações sobre séries de ficção científica. Você também vai encontrar outras notícias.




E-books gratuitos


www.gutenberg.org Este é um portal onde você pode baixar livros gratuitos em Inglês, Francês e Português.


www.lablaa.org Este é o site da Biblioteca Luis Ángel Arango. Exibe textos acessíveis e arquivos várias obras de literatura.


www.bibliotecanacional.gov.co Este é o endereço da Biblioteca Nacional da Colômbia. Ela oferece um vasto conteúdo virtual.


www.bns.es Através deste site você pode acessar todos os textos que têm a Biblioteca Nacional de Espanha.


Em www.bnf.fr encontre livros virtuais na Biblioteca Nacional da França. 


www.cervantesvirtual.com é a Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes. É uma opção para baixar textos literários. 


www.biblioteca.org.ar Este é o link para a Biblioteca Virtual Universal que armazena 1 000 textos em diferentes áreas do conhecimento. 


www.ipl.org Esta é uma biblioteca pública na Internet. Não deve levantar um texto eo sistema permite que você baixe outro. 


Em www.analitica.com/biblioteca Aqui você pode gostar de livros de física, química e outros. 


www.nypl.org é o site da Biblioteca Pública de Nova York. 


www.ensayistas.org encontrar ensaios e romances de autores de língua espanhola. 


www.loc.gov é a biblioteca virtual do Congresso legislação Unidos.


Em www.hackemate.com Download textos livres.




Consultas on-line


www.wolframalpha.com é um motor de busca que visa responder às perguntas dos visitantes do site. 


www.helpareporter.com Este site surgiu como um grupo no Facebook "Se eu pudesse ajudar um repórter, eu faria". Com o slogan "Todo mundo é especialista em alguma coisa", o objetivo é conectar especialistas e compartilhar idéias com os repórteres. 


Em www.ehow.com pode procurar o conselho de especialistas em vídeos e artigos, incluindo instruções sobre como fazer, cozinhar e outros. 


www.nlm.nih.gov Fornece informações on-line de saúde. Consultar especialistas sobre as suas doenças. 


www.aula365.com é um serviço de tutoria, um espaço de aprendizagem para todas as disciplinas e séries, para analisar e realizar tarefas. Um professor virtual irá responder às questões de aprendizagem. 


www.masdineromejorvida.com Resolva suas questões de contabilidade on-line e bolso a economia. 


Em www.tuspsicologos.com pode consultar terapeutas e psicólogos. 


www.justanswer.es conhecimento perito veterinário.


Em www.tendenciaseducativas.es pode conversar com especialistas no conhecimento sobre tecnologia da informação na educação. 


Em www.cenicafe.org discuta com especialistas sobre café. 


www.lineapyme.com é um espaço negócio on-line que oferece tudo que você precisa para iniciar, financiar e fazer crescer o seu negócio.


Considerações finais


Compilar uma lista de sites úteis para trabalhos de casa. Peça ao seu professor que sugira páginas de atividades, revisão e exercícios interativos. Faça uma programação diária ou semanal de trabalho de casa a ser realizado na Web. Organize as informações em pastas de download, divida por temas. Mantenha cópias de segurança de informações úteis. Não imprima seus arquivos. Passe a maior parte do tempo de navegação na obtenção de novos conhecimentos. Reduza o tempo de jogos de vídeo on-line e outras distrações. Use redes sociais como suporte para investigações acadêmicas.


Fonte: El Comercio
Título original: Las enciclopedias alternativas en la Web
Tradução livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário