quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bezos aposta tudo no Kindle



O CEO da maior livraria do mundo acredita que os livros tiveram "uma bela carreira de 500 anos", mas agora "chegou a hora de mudar".


Algumas pessoas ainda podem gostar do cheiro mofado dos livros velhos, da nitidez da impressão das páginas de papel, ou do conforto de um livro sólido como se fosse um velho amigo. Bezos está pronto para colocá-los na reciclagem a fim de abrir caminho para as novas tecnologais. "Fico de mau humor quando sou forçado a ler um livro físico, porque não é tão conveniente", reclama. "Virar páginas....O livro acaba sempre se fechando desajeitamdamente na hora errada."


Bezos insiste, e outras pessoas concordam, que o Kindle é simplesmente um tipo de livro melhor. Mais uma vez, ele recorreu à estratégia usada antes quando fundou a loja on-line: tornar o produto único em vez de simplesmente imitar a versão física. "Você não pode jamais copiar o livro", disse Bezos, "então, tem de fazer coisas que não consegue fazer com o livro, como consultar o dicionário no ato, mudar as fontes, e ter o conteúdo entregue em 60 segundos. Temos de construir algo melhor do que um livro físico.


O fato de Bezos rejeitar tão prontamente o produto de papel que deu início à sua empresa não é nenhuma grande surpresa. Ele é o cara dos produtos eletrônicos, um fã da concepção com base no código binário do computador: 00 01 10 11 1 00 101... O importante é o conteúdo final, seja ele apresentado com tipos em uma página, ou com bits atirados no ciberespaço para um leitor virtual. E produzir e distribuir livros eletrônicos é, muito, muito mais barato do que fabricar e distribuir livro em papel.


Trecho do livro: Nos bastidores da Amazon: o jeito Jeff Bezos de revolucionar mercados com apenas um clique, de Richard L Brandt
Imagem: Internet

Um comentário:

  1. o Sr. Bezus é um crápula na linha do finado Jobs, só pensam na verdinha e o resto que se exploda.

    ResponderExcluir