terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Darnton discute futuro das bibliotecas

Por Amanda Young | The Dartmouth
Título original: Darnton discusses future of libraries
Tradução livre
Imagem: Internet


Apesar de uma série de obstáculos, a Biblioteca Digital Pública da América (Digital Public Library of America - DPLA), uma biblioteca aberta de acesso digital, está projetada para ser lançada em abril de 2013, fazendo com que os Estados Unidos tenha o "patrimônio cultural disponível para tddo o mundo, de acordo com Robert Darnton, professor  e diretor da Biblioteca da Universidade de Harvard. Darnton falou no Auditório Filene, nesta segunda-feira, inaugurando o Colóqui Donoho, com a palestra intitulada "A Biblioteca Digital Pública da América eo Futuro Digital".


O DPLA permitirá ao público acessar informações sem lidar com os custos de acessá-lo, disse Darnton.


Apesar de mais conhecimento produzido constantemente, uma percentagem cada vez menor é colocado acessível ao público, disse ele.


"O custo de revistas acadêmicas, em geral, aumentou em quatro vezes o custo da inflação desde 1980", disse ele.


A hiperinflação dos preços dos periódicos cria "um dente no orçamento de uma biblioteca", levando bibliotecários a comprar menos livros, que são importantes para o estudo das ciências sociais e humanas, Darnton disse.


Enquanto isso, os editores de periódicos relatam frequentemente suas margens de lucro de 20 a 40 por cento, de acordo com Darnton.


"O mercado está sendo manipulado e monopolizado", disse ele. "Ganho privado eclipsou o bem público."


O sucesso do Google Search Books demonstra que as novas tecnologias podem ser aproveitadas para criar um único tipo de biblioteca, apesar de ter sido declarado ilegal, Darnton disse.


"O Google escolheu o caminho da comercialização, quando confrontado com a questão da violação dos direitos", disse Darnton. "Precisamos agora levar até onde o Google parou. Nada como [o DPLA] já existiu. "


Em desenvolvimento, a DPLA vai lutar com alcance e conteúdo, custos, questões jurídicas, estrutura técnica e de governança, de acordo com Darnton.


As questões jurídicas são "o problema mais importante de todos," disse Darnton. "O DPLA vai, e tem de, respeitar direitos autorais."


Para evitar violações de direitos autorais, o DPLA incluirá inicialmente apenas materiais de domínio público, disse ele.


"[DPLA] não ameaçaria os interesses de editores e autores que estão, compreensivelmente, tentando obter lucros com a publicação de livros", disse ele.


Dan Rockmore, diretor do Instituto Neukom para Ciência da Computação e professor de ciência da computação em Dartmouth, organizou o colóquio "criar consciência pública nos lugares interessantes e às vezes surpreendentes em que as ideias computacionais aparecem no mundo", disse Rockmore. O colóquio ocorrerá três vezes por ano a partir de agora.


Porque DPLA exemplifica as possibilidades da ciência computacional, Rockmore disse Darnton foi a "escolha natural" para a primeira palestra.


David e Miriam Donoho criaram o Donoho Family Undergraduate Computacional Science Colloquia Fund como um presente sênior em honra a seu filho, Daniel Donoho '06, de acordo com Miriam Donoho.


Daniel Donoho desejava que palestras públicas sobre temas interessantes estivesse disponíveis para os alunos, Miriam Donoho disse.


"Quando vimos que [Darnton] foi o primeiro orador a aceitar, nós simplesmente não podíamos acreditar", disse ela. "DPLA é incrível. É possível, e isso vai acontecer. "


Chuck Sherman 66, um aposentado que mora em Upper Valley, disse que ficou interessado na possibilidade de uma biblioteca pública digital quando ele digitalizou as edições anteriores da Revista Alumni Dartmouth, disse ele.


Ele disse que a criação do DPLA é "inevitável", mas a ganância e lobistas apresentam obstáculos.


"Para mim, o maior obstáculo é o que fazer com coisas que não estão no domínio público", disse James Hughes GR '12 disse.


O estabelecimento de uma biblioteca digital eo futuro do ensino superior estão intimamente ligados, de acordo com Rockmore.


"A biblioteca é a peça central no ensino superior", disse ele. "As maneiras pelas quais as bibliotecas estão mudando serão o componente crucial na forma como o ensino superior irá aproveitar a influência destas mudanças."


Este colóquio em particular fez parte da série"Vozes líderes na educação superior"  promovida pelo Comitê de Planejamento Estratégico Dartmouth. O Instituto Neukom para Ciência da Computação e os Amigos da biblioteca do Colégio Dartmouth patrocinaram o colóquio.


+


Novidades da Biblioteca Digital Pública da América


Biblioteca Digial Pública da América anuncia financiamento de US$ 5 milhões


Harvard lidera iniciativa de Biblioteca Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário