domingo, 25 de março de 2012

Geek de berço: Sites e livros infantis ensinam de biologia molecular a código de HTML

por Giovanna Montemurro | Galileu




Nada de conto de fadas ou álbum de figurinhas. O mercado editorial para bebês e crianças pequenas está recheado de volumes de ciência e tecnologia. Um dos mais recentes é o Coloring Book for Very Young Scientists (Livro de Colorir Para Cientistas Muito Jovens, ainda não publicado no Brasil). Nele, a artista americana Tiffany Ard, mãe de um menino de 6 e outro de 8 anos, ensina às crianças o básico da biologia molecular por meio de figuras que vão de mitocôndrias a indicadores de pH para colorir. A publicação também vem com um jogo em que se deve ajudar a personagem Lucy a conseguir seu Ph.D. “O livro é feito mais para entreter pais nerds. Se as crianças aprenderem algo, será um excelente bônus.”


Com seu Ensine Ciência a Seu Filho, lançado no ano passado no Brasil, o escritor e historiador de ciência americano Michael Shemer já havia falado na ideia de tornar temas como química, física e astronomia divertidos para os pequenos, e também para os pais. São eles, em geral geeks, que querem estimular os filhos dentro dessa cultura, que também inclui gadgets e tecnologia. "Muitos dos novos pais querem incorporar na vida do bebê ícones de sua época. E a geração dos anos 80, que cresceu com os símbolos geeks, está tendo filhos agora", afirma a jornalista Gisela Blanco, 28 anos, autora do blog maegeek.com.


Incluir programação de web e mitocôndrias na vida das crianças seria uma forma de tornar esses temas parte de sua educação fundamental. Válido ou não, há muita gente apostando nisso. Conheça ao lado outros sites e livros para geeks mirins.


FILHO DE NERD, NERD É | Confira as melhores páginas de internet e publicações de ciência e tecnologia para pequenos


ThinkGeek.com
O site, que existe desde 1999 e se consolida como o maior na venda de produtos nerds, criou uma seção apenas para crianças. Lá podem ser encontrados livros e brinquedos recém-lançados para os pequenos geeks.


GeekDad.com
Ken Denmead, autor de O Curioso Livro dos Geeks, dá dicas para pais interessados em ensinar ciência e tecnologia a seus filhos. “As crianças não sabem o que existe no mundo. Então, esses tópicos são tão atraentes como qualquer outro", diz. Para os bebês, é tudo novidade.


Mylittlegeek.com
O livro homônimo (vendido no endereço acima) ajuda pais nerds a alfabetizar seus filhos. No ABC, o “A” não é de amor, mas de Android. O “Z” não é de zebra, mas de zumbi. Além aprender o abecedário as crianças podem treinar suas habilidades para o Guitar Hero jogando uma versão baby do game.


HTML e CSS for babies
No codebabies.com, é possível adquirir dois livros que ensinam linguagem de programação para quem não sabe nem falar ainda. O HTML For Babies (HTML Para Bebês) e CSS for Babies (CSS Para Bebês), ainda não publicados no Brasil, são uma introdução ao web design e contêm mensagens positivas, como “lar, doce lar”, escritas em fontes coloridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário