sexta-feira, 23 de março de 2012

Lançado o Portal de Ensaios Clínicos

A par do lançamento oficial da Plataforma Nacional de Ensaios Clínicos (PNEC), há cerca de dois dias atrás, o Infarmed colocou online o Portal de Ensaios Clínicos, que presente ser «um fórum que permite que todos os parceiros trabalhem em conjunto no sentido de transformar a investigação em Portugal, através de uma abordagem estratégica de identificação de oportunidades e obstáculos à investigação clínica nacional».


Na prática, o novo portal é a plataforma online do PNEC, ajudando à sua missão de incrementar a quantidade de ensaios clínicos realizados em Portugal e contribuir para garantir os padrões de qualidade entre todos os parceiros envolvidos na investigação clínica. E são vários os parceiros da investigação clínica que o portal quer juntar e pôr a interagir entre si, incluindo autoridades reguladoras, investigadores, centros de ensaio e, claro, os doentes.


Actualmente, o Portal de Ensaios Clínicos disponibiliza toda a informação essencial sobre os ensaios clínicos a nível nacional, distribuída por áreas como legislação, perguntas frequentes, estatísticas, indicadores de actividade, publicações, entre muitas outras.


Para breve, estão previstas funcionalidades de interacção mais avançadas, sobretudo para os parceiros que desejem submeter ensaios clínicos. A estes, o portal promete dar acesso «a uma ferramenta de submissão electrónica de pedidos de autorização de ensaios clínicos e respectivas alterações, a submissão de pedidos associados a processos de aprovação de ensaios clínicos que se encontrem em fase de análise pelas entidades competentes, a selecção e adequação da informação referente ao ensaio clínico, evitando as duplicações», refere», refere o portal.


O portal afirma-se «aberto a todos os interessados» que, ao registar-se, têm acesso «aos dados inseridos por todos os outros indivíduos e entidades registados».


Fonte: iGov Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário