terça-feira, 13 de março de 2012

Microsoft mostra buscador que fala com a mesma voz do usuário

 por Redação iMasters | João Brunelli Moreno


A Microsoft Research, divisão de pesquisa da gigante dos softwares, mostrou um novo sistema de tradução capaz de converter falas para outros idiomas e que usa a própria voz do usuário ao entregar os resultados. De acordo com a Microsoft, o programa preserva “sotaque, timbre e entonação” para fazer traduções para 26 idiomas.


Ainda um protótipo, a novidade foi apresentada durante a MS Research Tech Fest 2012, que aconteceu na semana passada. O programa foi desenvolvido nos laboratórios da companhia em Pequim, na China, e mostrado pelo chefe de pesquisa Rick Rashid e pelo engenheiro Frank Soong.


Veja o vídeo


“Fazemos o reconhecimento da voz, a tradução e entregamos resultados em fala, usando a própria voz do usuário”, explica Soong. Uma vez no mundo real, a invenção pode ser instalada em smartphones para fazer traduções simultâneas de conversas telefônicas ou ser um assistente para turistas desavisados e estudantes.


Para ser usado, é necessário que cada pessoa faça um “treinamento” de cerca de uma hora de duração, que permite que o programa construa um modelo de voz que será usado nas traduções. Esse processo permite que o programa capte todas nuances e detalhes da voz. Apesar da anunciada compatibilidade com 26 línguas, apenas as versões em inglês, espanhol e chinês foram apresentadas até o momento.


Ainda não existe uma data para que o novo tradutor chegue ao mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário