quinta-feira, 15 de março de 2012

Originais de artistas mexicanos disponíveis na Internet

Prensa Latina | Martha de la Caridad Moya Delgado


Uns mil documentos originais sobre artistas mexicanos da primeira metade do século XX, ou que desenvolveram sua obra aqui durante esse período estão disponíveis em Internet por um projeto que difundirá a arte latino-americana por este médio.


Ao menos 17 especialistas digitalizaram mais dum milhar de documentos, entre manuscritos inéditos e reportagens jornalísticas, coordenado durante dois anos pela pesquisadora Esther Acevedo Valdés, do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH-Conaculta).


A historiadora, especialista no movimento muralista e em especial na obra de Diego Rivera, deu a conhecer os detalhes desta iniciativa do Museu de Belas Artes de Houston, Estados Unidos, e seu Centro Internacional para as Artes do Continente (ICAA), durante um ciclo de conferências dedicado à História digital e base de dados.


O Arquivo Digital de Arte Latino-americano do século XX localiza-se na página digital www.icaadocs.mfah.org/icaadocs/; numa primeira etapa só compreende materiais de México, Argentina e o médio oeste dos Estados Unidos.


Desta maneira, 10 anos de trabalho traduzem-se na disponibilidade de consulta sem custo algum de dois mil 500 fac-símiles de fontes primárias, dos quais mais de mil correspondem a México.


A meta do Museu de Belas Artes de Houston, através do ICAA, é colocar na rede de redes ao redor de 10 mil materiais, pois a busca documental implicou ademais a centos de pesquisadores em países como Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Venezuela. O Arquivo Digital de Arte Latino-americano do século XX é uma ferramenta para historiadores da arte, ou de carreiras afines o mesmo de licenciatura como de posgrado, quem têm agora livre acesso a documentação que se acha dispersa em diferentes acervos e cidades latino-americanas, afirmou a estudiosa.


Manuel Maples Arce, Fernado Gamboa, Alfredo Best Maugard, Gerardo Murillo (melhor conhecido como 'Dr. Atl'), José Clemente Orozco, María Izquierdo, Lola Álvarez Bravo, Frida Kahlo e Diego Rivera fazem parte dos artistas e intelectuais mexicanos sobre os que versam os documentos reunidos.


Também aparecem David Alfaro Siqueiros, José Juan Tablada, Rufino Tamayo e José Vasconcelos, entre outros.


Somado a isso, está disponível ademais informação de criadores e pensadores europeus e estadunidenses que viveram em México, entre eles: o poeta guatemalteco Luis Cardoza e Aragón, o surrealista André Breton, o pintor e ilustrador francês Jean Charlot e o escultor alemão Mathias Goeritz.


Bem como o artista e crítico guatemalteco Carlos Mérida, a fotógrafa Tina Modotti, a crítica espanhola Margarita Nelken e o fotógrafo estadunidense Edward Weston.

Nenhum comentário:

Postar um comentário