sexta-feira, 2 de março de 2012

Página da Cidadania

O acesso à informação é fundamental para o exercício pleno da democracia. Por isso, o Instituto Millenium criou a “Página da Cidadania”, que reúne sites com dados e serviços importantes para os cidadãos. Ali, você pode acompanhar a aprovação de projetos de leis, os orçamentos governamentais, a arrecadação e aplicação dos impostos e muitos outros temas relacionados à administração pública. Acompanhar e fiscalizar as instituições públicas inibe distorções do sistema democrático, como a corrupção.


A divulgação de dados do governo é feita por vários sites, como o da Controladoria Geral da União (CGU) e do Banco Central.


Outros sites, como o do Observatório da Corrupção e o Siga Brasil, são instrumentos da sociedade civil para o monitoramento das instituições públicas. Neles, o cidadão pode se informar e também participar, validando ou incluindo informações.


Aí estão também sites nos quais os cidadãos podem protestar ou reclamar seus direitos, como o Movimento Hora de Agir e o Reclame Aqui.


Para que mais pessoas tenham acesso a esses instrumentos para o exercício da cidadania, compartilhe esta página. Queremos sua participação. Se você conhece outros sites similares a estes, envie-nos sua sugestão.


Conheça, acompanhe, compartilhe, informe-se: exercite a cidadania.

Fonte: Instituto Millenium

Nenhum comentário:

Postar um comentário