domingo, 11 de março de 2012

RS: universidade federal aposta em repositório digital próprio

Universidades e instituições de ensino também estão apostando na democratização do conhecimento por meio dos repositórios digitais próprios. As teses e dissertações, que muitas vezes ficavam apenas restritas à academia, hoje podem ser acessadas de qualquer lugar do mundo.


Portal com mais de 36 mil documentos e que não para de crescer, o Lume, repositório digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem cumprido papel fundamental na academia. "A ideia de criar o Lume surgiu da necessidade de reunir, em um único portal, os documentos digitais produzidos na universidade e dispersos nos vários órgãos e unidades acadêmicas. Também foram consideradas as recomendações dos órgãos de fomento no sentido de tornar públicas as pesquisas desenvolvidas a fim de maximizar a visibilidade e o uso da produção científica", explica Zaida Horowitz, coordenadora da equipe responsável pelo Lume.


A base da criação do portal foi a partir da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da universidade. Depois, o acervo foi ampliado com documentos fotográficos, artigos de periódicos, livros e capítulos de livros, trabalhos de conclusão de graduações e especializações, e de eventos.


O Lume foi disponibilizado oficialmente para acesso público em janeiro de 2008. Em 2011, foram realizados mais de 4 milhões de acessos e 2,5 milhões de downloads. A equipe que administra o Lume monitora diariamente as pesquisas em todos os níveis do repositório.


"As estatísticas de uso (acessos e downloads) permitem identificar a quantidade e quem (países e instituições) está utilizando o Lume", diz a coordenadora. Quanto à política de uso, o Lume adota a licença Creative Commons, que disponibiliza opções flexíveis que garantem proteção e liberdade para artistas e autores.


Entre os fatores que influenciam na disseminação dos documentos depositados no Lume está cadastramento do portal para coleta automática pelo Google e em outros provedores de serviços. "Os dados estatísticos proporcionados contribuem para a avaliação da relevância do repositório como uma ferramenta de disseminação do conhecimento produzido na UFRGS", avalia.


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário