segunda-feira, 30 de abril de 2012

Biggerbrains.com: inovação e conteúdo para jovens pesquisadores


Conhecer a realidade do mercado e enfrentar o desafio de pesquisar em um universo crescente de informações; ser persistente e competitivo; saber escrever e publicar artigos relevantes, planejar e alimentar uma rede de colaborações e, ainda, entender as políticas de financiamento, oportunidades e ferramentas. As características necessárias para ser um pesquisador promissor não são poucas. 



Ciente dos grandes desafios que jovens pesquisadores e aspirantes à carreira têm pela pela frente, a Elsevier reuniu grandes ideias sobre os pilares de uma carreira em pesquisa científica no site  www.biggerbrains.com. Inovadora na forma, a página tem uma série de vídeos de entrevistas com editores chefes de publicações científicas.


Para falar sobre “Uma carreira na pesquisa acadêmica: uma perspectiva sobre a pesquisa e descoberta”, o site traz o Prof. Mark van Loosdrecht, da Universidade de Tecnologia Delft, na Holanda, e editor-chefe do periódico Water Research, da Associação Internacional da Água (IWA, sigla em inglês); Para o tema “Uma perspectiva sobre como escrever e publicar” a entrevista é  com o Prof. Dr. Guido Kroemer, da Faculdade de Medicina da Universidade de Paris Descartes e editor-chefe da publicação Biochemical and Biophysical Research Communications. Por sua vez, o Prof. Aldo Boccaccini, da Universidade de Erlanger-Nuremberg, na Alemanha, e editor-chefe de  Materials Letters, fala sobre “Uma perspectiva sobre o networking acadêmico”. E, por fim, o cientista-chefe no Instituto Madri para Estudos Avançados e editorchefe do periódico  Pharmacological Research, Prof. Francesco Visioli, apresenta “Uma perspectiva sobre financiamento”.


Planejar é a receita para o sucesso


O site oferece, também, o download do livreto “Como traçar um rumo para uma carreira bem-sucedida em pesquisa”, escrito pelo Prof. Alan Johnson e usado em muitos workshops em todo o mundo. A publicação traz uma gama de informações que cobrem desde o planejamento da carreira ao preparo de um pedido de bolsa de estudo, passando pela seleção de uma área de pesquisa,  e de um orientador. O autor do livreto também concedeu entrevista em vídeo para o www.biggerbrains.com. “Nesse ambiente acadêmico altamento competitivo, quanto mais informações, orientações e assistência o jovem pesquisador tiver, mais cedo saberá qual direção tomar”, diz ele. O site ainda oferece a possibildiade de “registrar-se” para receber alertas sobre oportunidades de emprego na sua área do conhecimento. Para completar, quem quiser ganhar um iPad 2, pode se aventurar no game Biggerbrains. Os sorteios aleatórios acontecem nos meses de abril, maio e junho.


Fonte: Elsevier


Nenhum comentário:

Postar um comentário