segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia do Livro: as surpresas da vida de Cervantes



Você sabia que o autor de Dom Quixote era um garçom na Itália ? E que foi preso quatro vezes, e seu trabalho foi pirateado em 1605? Estas e outras curiosidades do maior escritor espanhol encontram-se na Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes


Lainformacion.com 
Título original: Día del Libro: las sorpresas de la vida de Cervantes 
Tradução livre 


Miguel de Cervantes Saavedra é um dos nomes mais célebres da literatura mundial, mas alguns episódios de sua vida são pouco conhecidos quase quatro séculos depois de sua morte. 


Exemplos? O autor de Dom Quixote era um garçom na Itália , uma galera em que ele viajava foi tomada por piratas, foi preso quatro vezes por vários motivos; Seu Quixote teve várias edições piratas , morreu uma semana antes de Shakespeare , em 1616. 


As "emoções" da vida de Cervantes começaram quando ela tinha 4 anos: seu pai foi preso e teve que ir para Córdoba com sua mãe e seis irmãos para encontrar seu avô Juan de Cervantes. 


Aos 22, Cervantes foi para Roma , onde foi o garçom do Cardeal Julio futuro Acquaviva. De acordo com a Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes , a sua viagem repentina surgiu depois que um homem ferido em um duelo. 


Em 1575, quatro anos após ter sido ferido na mão esquerda na batalha de Lepanto, Cervantes embarcou em Nápoles para Barcelona . Mas o navio foi parado por piratas. O escritor passou cinco anos na prisão, em Argel, e tentou fugir quatro vezes. Só conseguiu ser resgatado em 1580, com a ajuda dos pais e do Frei Antonio de la Bella. A partir do ano seguinte, o autor foi finalmente capaz de se dedicar à literatura. Mas ainda não podia viver fora de sua arte tinha que ser Comissário Real de Suprimentos para a Armada, enquanto vivia em Sevilha . 


O ano de 1605, o escritor finalmente encontra o sucesso literário: ele publicou a primeira parte de O Engenhoso fidalgo D. Quixote de La Mancha. No entanto, enfrentou um problema comum no século XXI que já acontecia no século XVII: As edições piratas de seu trabalho


Sua má sorte retornou no mesmo ano: ele voltou para a cadeia, acusado de assassinar Gaspar de Ezpeleta em sua casa. 


Em 22 de abril de 1616 morreu sofrendo de hidropisia. Apenas uma semana depois do Inglês dramaturgo William Shakespeare, que como Cervantes é a maior referência literária no seu idioma. Acredita-se que ambos os escritores morreram no mesmo dia. Porém, a Inglaterra era governada então pelo calendário Juliano, enquanto que a Espanha já havia adotado o calendário gregoriano. Havendo vários dias de intervalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário