segunda-feira, 2 de abril de 2012

EUA publica íntegra do censo de 1940 na internet



Os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos abriram um tesouro oculto para genealogistas e historiadores nesta segunda-feira, ao publicar na internet a íntegra do censo nacional de 1940, que foi disponibilizado online pela primeira vez.


Ao entrar no link 1940census.archives.gov, qualquer pessoa com conexão na internet pode mergulhar em 3,9 milhões de páginas escaneadas com dados do censo, usando uma função de busca baseada no local.


Nos próximos meses, um exército de 300.000 voluntários, a partir de uma seleção rigorosa em cada página, construirá uma base de dados que tornará possível a busca da página por nome.


Nos Estados Unidos, uma lei especifica que a informação detalhada sobre os indivíduos do censo de uma década, um retrato detalhado de cada lar em cada cidade de cada estado do país, só pode ser tornada pública 72 anos depois de ter sido coletada.


Os especialistas afirmam que o censo de 1940 é particularmente especial, pois foi feito em um momento em que os Estados Unidos lutavam para sair da Grande Depressão e quando se aproximava seu ingresso na Segunda Guerra Mundial.


"Agora temos acesso a uma visão cotidiana de um país nas garras da Depressão e à beira de uma guerra global", afirmou o chefe dos Arquivos Nacionais, David Ferriero, no lançamento do evento, em Washington.


Para um número cada vez maior de americanos que pesquisam suas árvores genealógicas, "é quase com o Natal", disse Ferriero, que consultou ele próprio os dados de seus avós, imigrantes italianos, usando sua rua em uma cidade de Massachusetts.


Os 120 mil trabalhadores do centro compilaram informações de 132.163.569 pessoas, das quais mais de 21 milhões ainda continuam vivas, explicou Ferriero.


Trata-se do décimo sexto por décadas dos Estados Unidos, mas o primeiro a levantar uma série de questões socioeconômicas destinadas a medir o impacto da Grande Depressão.
Os pesquisadores podem viajar no tempo para descobrir os nomes, as idades e relações de todas as pessoas em uma determinada casa, as ocupações de seus membros, seus salários e inclusive se a residência tinha rádio ou vaso sanitário moderno.


Os recenseadores interrogaram também sobre onde as pessoas viviam 5 anos antes, uma informação que pode ajudar a identificar as pautas de migração da época da Grande Depressão.


Fonte: AFP/Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário