quinta-feira, 5 de abril de 2012

'National Geographic' impressa pode estar em extinção



Por Leslie Kwoh| The Wall Street Journal Americas


John Fahey diz que está na hora de a revista "National Geographic" virar a página.


Expansão digital se tornou a palavra de ordem para a tradicional publicação de bordas amarelas da National Geographic Society — uma instituição científica e educacional americana sem fins lucrativos de 124 anos —, há muito conhecida por seus mapas, fotografias fascinantes e tendência a ficar empilhada no porão.


A circulação em língua inglesa já caiu mais ou menos pela metade desde os anos 80, quando a revista chegou a seu auge, e hoje está em cerca de 5 milhões de exemplares, embora a companhia tenha ganho 2,5 milhões de assinantes lançando mais de 30 edições em outros idiomas.




John Fahey acredita que a revista só terá versões digitais no futuro.



A revista é distribuída em português, no Brasil, pela Editora Abril SA.


Fahey, que assumiu como diretor-presidente em 1998, tem dedicado suas energias para expandir o alcance da revista em diferentes plataformas, lançando um site, associando-se a redes de televisão — sua programação agora responde por 56% do faturamento total — e experimentando com o mercado de videogames.


Mesmo assim, Fahey diz que precisa continuar a reinventar o patrimônio mais antigo da Sociedade — suas reportagens e fotos — com blogs sobre notícias, um modelo de assinatura com vários níveis e ofertas para leitores eletrônicos como iPad, Kindle e Nook.


Fahey, de 60 anos, ex-diretor-presidente da Time Life Inc., falou ao The Wall Street Journal sobre seus esforços no campo digital, e sobre por que a revista impressa pode deixar de existir algum dia. Trechos editados:


WSJ: Qual é a sua visão para a revista?


John Fahey: A variedade de tipos de mídia será muito mais rica: mais fotógrafos, mais vídeos, melhores mapas. A revista era mensal, mas o que idealizamos é uma revista viva e orgânica no dia-a-dia. Assim, se você tiver uma assinatura para o iPad, todos os dias você pode descobrir algo novo e interessante que está acontecendo lá fora.


WSJ: Mas, de modo geral, parece que o sr. está se afastando das matérias longas da revista e se direcionando para os blogs.


Fahey: Sim, é exatamente isso. [...] Temos cerca de 1.500 funcionários em tempo integral, e centenas e centenas de profissionais contratados que estão em campo filmando, fotografando e até mesmo fazendo alguns trabalhos de produção. Os blogs seriam escritos por funcionários de tempo integral, profissionais contratados, e também pessoas que não trabalham para nós, amadores. Pense nos guarda-caças que levam turistas em safáris. Eles veem coisas incríveis todos os dias.


WSJ: Como o sr. pode monetizar tudo isso?


Fahey: Começamos a vender uma assinatura digital da revista chamada "Triple Play", que significa que a pessoa recebe a edição impressa, a edição digital e o acesso aos nossos arquivos. Daqui para a frente, à medida que começarmos a oferecer mais coisas, vamos descobrir quais os conteúdos pelos quais podemos cobrar, ou não. Haverá muitas experiências relativas à definição de preços.


WSJ: Quem é o seu atual assinante?


Fahey: O assinante médio tem cerca de 56 anos, é branco, e há uma pequena maioria do sexo masculino. O leitor médio — já que cada exemplar em geral é lido por mais de uma pessoa — é cerca de dez anos mais jovem. De modo geral nossos leitores são instruídos e têm renda familiar relativamente alta.


WSJ: Como o sr. gostaria que seu público leitor fosse daqui a cinco anos?


Fahey: Podemos migrar para uma faixa mais jovem. É difícil, porque a realidade é que há algumas décadas de intervalo entre a idade em que seus pais já não estão mais comprando a revista para você e a idade em que você já tem renda suficiente para comprar uma porção de coisas de que você gosta mas não precisa. Então, esperamos poder alcançar essa faixa à medida que as pessoas envelhecem e têm mais renda disponível.


WSJ: Será que a revista impressa deixará de existir em algum momento?


Fahey: Sim. E quando virá esse dia? Não tenho certeza. É difícil para mim até imaginar que isso acontecerá daqui a dez anos. Vamos tentar direcionar as pessoas para passar da revista impressa para a versão digital o mais rápido possível, pois julgamos que isso é mais ou menos inevitável.


WSJ: Qual é o seu modelo de negócios fora dos Estados Unidos?


Fahey: Em vários países, vendas em banca são muito mais altas do que aqui nos EUA, e em alguns casos até mais altas do que vendas por assinatura nesses países. Isso acontece em grande parte por causa de preferências locais em termos de como as pessoas compram revistas e também a força dos sistemas postais nesses países.


Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário