quinta-feira, 26 de abril de 2012

Primeira biblioteca virtual especializada em medicina indígena intercultural




Bolivia.com
Título original: Primera biblioteca virtual especializada en medicina indígena intercultural 
Traduação livre


Com informações iniciais de 20.000 citações (3.000 de textos completos) , 5.000 notícias monitoradas, 1.000 fotos, 500 vídeos e apoio de 250 instituições, foi lançada a primeira experiência de uma Biblioteca Virtual especializada em saúde e culturas indígenas. 


A Biblioteca Virtual dos Povos Indígenas, Medicina Tradicional e Interculturalidade (BVPI) foi criada através da assinatura de um acordo entre as instituições que apoiam esta iniciativa. O diretor da Biblioteca Central da Universidad Mayor de San Andrés, Armando Blacutt, explicou que a plataforma é desenvolvida para ser alimentada de forma descentralizada, pois cada instituição terá uma chave para acessar conteúdo de atualização online. 


A Biblioteca Central da UMSA é a coordenadora técnica da iniciativa neste momento. O portal reúne uma série de fontes de informação disponíveis, resultado de uma construção de dois anos. O representante do Bolivia del Fondo de Población de las Naciones Unidas (UNFPA), Jaime Nadal Roig disse que a contribuição da biblioteca virtual é essencial porque "há muitas bibliotecas virtuais no mundo que sistematizam todo o corpo de conhecimento sobre a medicina ocidental moderna, mas nenhuma que aborde a questão da medicina indígena intercultural a nível regional. " 


Embora a BVPI tenha sido lançada na Bolívia, é uma iniciativa regional para a América Latina e Caribe. O portal tem apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Ministério da Cultura, do Departamento de Medicina Tradicional e Ministério Intercultural de Saúde e do Esporte, Ministério do Departamento de Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação, o Departamento de Terras do Desenvolvimento Rural e da Terra, a Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Fundo Indígena), o Pacto de Unidade por intermédio do Coordenador das Organizações Indígenas, Comunidades Rurais e Intercultural da Bolívia (COINCABOL), a Universidad Mayor de San Andrés, os Programa Integrado de Saúde (PROCOSI), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS / OMS), a Investigação Estratégica na Bolívia e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário