segunda-feira, 9 de abril de 2012

Semana da Biblioteca Nacional: como as bibliotecas continuam a ser relevantes

As bibliotecas podem cheirar a mofo, mas elas estão servindo como espaços de nativos digitais, disponibilizando e-books, e introduzindo muitos às novas tecnologias.


Por Chandra Steele | PC Magazine
Título original: National Library Week: How Libraries Remain Relevant 
Tradução livre


Esta é a  Semana da Biblioteca Nacional (National Library Week) , vamos dar uma olhada em como as bibliotecas estão usando a tecnologia para preservar a sua reivindicação desta aventura intelectual.


O que antes era uma inquieta co-existência entre o impresso e o digital, venceu uma substituição gradual contenciosa nas bibliotecas.


Qualquer um vai dizer que uma biblioteca é um edifício que empresta livros, mas o verdadeiro objetivo de uma biblioteca é acumular e disseminar conhecimento. Assim, mesmo se o material impresso fosse desaparecer, as bibliotecas ainda seriam uma necessidade cultural.


Ao invés de limitar o seu domínio, as bibliotecas têm expandido através da introdução de suas comunidades à tecnologia através de iniciativas de acesso à Internet , e até mesmo uma redefinição de suas instalações . Elas poderiam potencialmente servir como incubadoras de tecnologia. Duas décadas antes do iPad se tornar uma biblioteca virtual, Steve Jobs, em um vídeo para a Biblioteca do Congresso , disse: "Nós não vamos derrubar nossas bibliotecas, mas não vamos estar construindo muitas. "


...


Clique aqui para ver o slideshow "Semana da Biblioteca Nacional: como as bibliotecas continuam a ser relevantes" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário