quarta-feira, 25 de abril de 2012

UFSC disponibiliza obra completa de Machado de Assis na internet




Na crônica Reforma pelo Jornal, Machado de Assis escreve que Todas as coisas estão em gérmen na palavra. [...] O verbo é a origem de todas as reformas. E foi assim também que Machado de Assis reformou a literatura em muitas línguas e tornou-se o próprio verbo da literatura brasileira. Em 2012 contabilizam-se 105 anos da morte do escritor.


E para que os quase 252 títulos produzidos por Machado em 69 anos de vida sejam relembrados e facilmente encontrados, a Biblioteca Digital do Ministério da Educação (MEC) e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL) da UFSC disponibilizaram digitalmente toda obra de Machado de Assis.


O projeto coordenado pelo professor e escritor Alckmar Santos e pela professora Deise Freitas teve inicio em 1994. De lá para cá foi dado início a pesquisa, catálogo, digitalização e disponibilização das obras do autor carioca. Muitos dos livros de Machado já estavam disponíveis na internet, porém apresentavam lacunas que precisavam ser completadas e imperfeições que necessitavam de correção. O portal é pioneiro e considerado o mais completo sobre o tema.


Para isso, criou-se uma plataforma confiável e segura para o acesso fácil dos textos. E para evitar que algum dia o mais expressivo escritor brasileiro caia em esquecimento, o site www.machadodeassis.ufsc.br dispõe, além das obras literárias do autor, também as memórias de uma literatura perdida nos tempos do papel.


Cânones regionais também possuem portal: 


No ano passado foram disponibilizadas as obras de 320 autores catarinenses, num total de 2.578 arquivos digitalizados. Os títulos de autores consagrados da prosa e poesia de Santa Catarina como Alcides Buss, Cruz e Sousa, Cristovão Tezza, Lindolf Bell, Rodrigo de Haro e Salim Miguel podem ser encontradas no site www.portalcatarina.ufsc.br. O portal foi desenvolvido pelo NuPILL, NuLIME (Núcleo de Literatura e Memória) e o LAPESD (Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos).


Veja também www.literaturabrasileira.ufsc.br




Fonte: Planeta Universitário

+


Machado de Assis Obra Completa 


Biblioteca online digitaliza edições raras das obras de Machado de Assis 


Site do governo brasileiro tem obras de Machado de Assis e Shakespeare 

Nenhum comentário:

Postar um comentário