terça-feira, 8 de maio de 2012

16 maneiras como os professores estão usando o Pinterest


Envolver os alunos no assunto tratado em sala de aula pode ser uma tarefa complicada. Saiba como usar o Pinterest para aumentar o interesse dos estudantes

A rede social pode ser usada de diversas maneiras, desde tarefas de casa para os alunos até a criação de uma conta coletiva

Que o Pinterest é a nova rede social do momento todo mundo está cansado de ouvir. Também não é novidade que ele pode ser uma ótima ferramenta para aumentar a participação dos alunos em sala de aula. Mas a pergunta que não quer calar é: de que maneira essa ferramenta vem sendo usada?

A rede social pode ser usada de diversas maneiras, desde tarefas de casa para os alunos até a criação de uma conta coletiva na qual os estudantes precisem escolher um limite de fotos por dia em cada um dos murais da sala.

De acordo com um gráfico publicado pela OnlineUniversities.com, cada vez mais professores estão aderindo a rede social para envolver os estudantes nas aulas. O uso desses professores pode ser identificado em 4 categorias: Reunião de Conteúdo, Organização de Ideias, Colaboração e Inserção de Estudantes. Confira 16 maneiras como os professores estão usando o Pinterest:

- Como os professores estão usando o Pinterest: 1. Reunir Conteúdo

Como usar o Pinterest para reunir conteúdo: 1. Murais de recursos
Uma das principais maneiras que os professores encontraram para usar o Pinterest foi a criação de murais com recursos. Os professores disponibilizam conteúdo que pode ser útil para outros professores ou até mesmo para os seus alunos, como, por exemplo, um mural exclusivo para pins que complementem o assunto que vem sendo discutido durante as aulas.

Como usar o Pinterest para reunir conteúdo: 2. Notícias
Os professores têm optado por criar murais com pins que abordem assuntos e problemas atuais, para que seus alunos leiam todos os dias e se mantenham informados sobre as principais atualidades.

Como usar o Pinterest para reunir conteúdo: 3. Planejamento
O Pinterest também tem sido útil para inspirar os professores e ajudá-los a se planejar para as futuras aulas. Isso pode ser feito com pins em imagens, projetos e até mesmo vídeos que se relacionem com as próximas aulas.

Como usar o Pinterest para reunir conteúdo: 4. Busca
Outra maneira de usar o Pinterest é usar a barra de busca para encontrar todas as informações disponíveis sobre um assunto específico. Com isso a busca por imagens que atendam às necessidades do professor fica mais rápida e eficiente.

- Como os professores estão usando o Pinterest: 2. Organizar ideias

Como usar o Pinterest para organizar ideias: 1. Salvar links
Organizar os links que serão usados em aula por temas facilita a busca e o planejamento do conteúdo. Os professores têm usado esse recurso para organizar e planejar as aulas e temas que serão discutidos.

Como usar o Pinterest para organizar ideias: 2. Adicionar comentários
Com esse recurso é possível adicionar pequenos post-its com comentários que ajudem você a lembrar porque você selecionou aqueles conteúdos.

Como usar o Pinterest para organizar ideias: 3. Murais segmentados
Uma boa opção para usar o Pinterest durante as aulas é criar um mural para cada unidade do livro estudado. Com isso o conteúdo fica mais organizado e facilita o estudo dos alunos. Esses murais podem ser usados como conteúdo complementar às aulas.

Como usar o Pinterest para organizar ideias: 4. Inventário de aula
Criar um mural com todas as leituras recomendadas, todos os assuntos que já foram discutidos em aula e todas as tarefas que você já pediu aos seus alunos pode funcionar com uma agenda tanto para os estudantes quanto para o professor. Com esse material organizado você saberá o que pode exigir dos seus estudantes e de que maneira pode fazer isso.

- Como os professores estão usando o Pinteres: 3. Colaborar com outras pessoas

Como usar o Pinterest para colaborar com as pessoas: 1. Compartilhar projetos
Procure outros usuários da rede social que tenham interesses similares aos seus e entre em contato. Vocês poderão compartilhar projetos, lições e ideias para colocar em prática na aula. Isso pode contribuir de forma positiva para envolver seus alunos.

Como usar o Pinterest para colaborar com as pessoas: 2. Feedback
Peça aos seus seguidores e outros usuários que deem as impressões deles sobre os seus murais. Isso pode ajudá-lo a melhorar suas próprias habilidades para seu currículo como professor.

Como usar o Pinterest para colaborar com as pessoas: 3. Abra seus murais
Permita que seus alunos, e até mesmo os pais deles, adicionem pins aos seus murais. Isso pode aumentar o interesse dos estudantes em contribuir para o assunto que você pretende discutir e faz com que eles cheguem às aulas com conhecimento prévio sobre o assunto.

Como usar o Pinterest para colaborar com as pessoas: 4. Conecte-se com os outros
Siga outros professores, colégios, faculdades e especialistas da sua área. Com isso você aumenta o fluxo de informação sobre aquilo que pode interessar aos seus alunos e aumenta a diversidade de assuntos tratados em aula. 

- Como os professores estão usando o Pinterest: 4. Inserir os estudantes na rede social

Como usar o Pinterest para ajudar os estudantes: 1. Agregar ideias
Com murais abertos você pode pedir para que seus alunos adicionem conteúdos que eles considerem importantes. A partir desses pins desenvolva alguma aula baseada na opinião deles, ou peça que eles apresentem trabalhos e projetos relacionados a isso.

Como usar o Pinterest para ajudar os estudantes: 2. Murais comunitários
Crie murais nos quais você e seus estudantes coloquem conteúdos que interessem a todos. Esses espaços não precisam nem mesmo estarem relacionados com o conteúdo da matéria, mas funcionam como uma maneira de manter os alunos ativos.

Como usar o Pinterest para ajudar os estudantes: 3. Projetos visuais
Textos, textos e mais textos são a maneira mais eficiente de tirar o interesse do aluno por uma matéria. Para não cair nesse erro, invista em recursos visuais. Peça para que seus alunos adicionem somente fotos que tenham relação com os temas que você já abordou em sala.

Como usar o Pinterest para ajudar os estudantes: 4. Estudo online
Tarefas que envolvam o Pinterest, como criar um mural sobre a 2ª Guerra Mundial, por exemplo, incentivam os estudantes a usarem o tempo online de maneira mais proveitosa.
 
Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário