terça-feira, 8 de maio de 2012

Conteúdo de aulas de universidades renomadas estão disponíveis na web


Harvard e Berkeley disponibilizam os vídeos das aulas gratuitamente.

Unicamp está colocando conteúdo da disciplinas de física e cálculo na web.

Fábio Turci | Jornal da Globo


Até pouco tempo atrás, assistir aulas nas principais universidades do Brasil e do mundo sem sair de casa era um sonho, mas está virando realidade. Universidades renomadas como Harvard e Berkeley disponibilizam seu conteúdo na internet gratuitamente.

Com uma licença especial, o criador do site Veduca, Carlos Souza, montou um site que reúne aulas de algumas das mais famosas universidades americanas e já colocou legendas em português em quase cem delas.

“O idioma, de fato, é uma barreira inclusive para pessoas que entendem, que sabem inglês. Porque diferente de ver um filme, você assistir uma aula de anatomia de Berkeley, tem uma dificuldade, tem os termos técnicos”, explica Carlos.

O estudante Hatylas Azevedo costumava ler os artigos de grandes pesquisadores em medicina. Hoje, pode assistir às aulas deles. “Muitos deles são pessoas líderes nas áreas de formação deles. São grandes cabeças que estão nesses vídeos”.

Vários endereços já oferecem o acesso ao ensino de ponta no mundo. O diploma dessas grandes universidades é para poucos, e vai continuar sendo, mas esse processo na internet ajuda a democratizar o conhecimento. De certa forma, as paredes das cobiçadas salas de aula já não separam: abrigam. E, aos poucos, não será preciso tanto das legendas em português.

A Unicamp, uma das principais universidades do país, já está colocando o semestre inteiro de disciplinas de física e cálculo na rede. “Eu acho que o projeto certamente é importante para democratizar o conhecimento, mostrar o que é feito numa universidade pública, que é fundamental para o desenvolvimento do nosso país. Acho temos que ter a educação como ponto central na agenda do país”, fala o pró-reitor de graduação da Unicamp, Marcelo Knobel.

Assista ao vídeo da reportagem aqui.


Universidades disponibilizam vídeos dos seus cursos na internet

Instituições famosas como Harvard e Berkeley colocam vídeos gratuitos na web. Site brasileiro reúne e traduz conteúdo das universidades americanas.

Veja abaixo alguns endereços online de universidades que disponibilizam conteúdo gratuitamente:

Coursera - Cursos sobre Algoritmos, Teoria dos Jogos e Mitologia. As aulas são dadas por professores de Princeton, Stanford e das Universidades da Califórnia, de Michigan e da Pensilvânia.

Udacity - Oferece seis cursos na área tecnológica, introdução à inteligência artificial.

Youtube EDU - Conteúdo educacional dividido em categorias como universidade, ensino fundamental e médio, e aprendizado aara toda a vida.

Veduca - Site tem 70 aulas de professores de grandes universidades do mundo com legenda em português.

Unicamp - Aulas magistrais reúne videos de grandes professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário