quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ibama lança biblioteca digital



Órgão começa a disponibilizar teses, artigos, imagens e material de referência pela internet


Roberta Campassi | PublishNews


A sede do Ibama, em Brasília, possui uma biblioteca aberta ao público com 130 mil itens entre livros, teses, periódicos, imagens e vídeos. Mas só quem vai à capital federal pode consultá-los fisicamente. Aos poucos, porém, esse material começa a ser digitalizado e incluído na internet, dentro da biblioteca digital do órgão. Segundo Jorditânea Souto, coordenadora do Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA), o objetivo é disponibilizar na rede todo o material devidamente autorizado para que qualquer pessoa no país possa consultá-lo livremente. “Pela primeira vez, vamos dar acesso sem fronteiras ao acervo”, diz Jorditânea. “A digitalização é uma demanda da sociedade e uma tendência sem volta.”

Por enquanto, a biblioteca (acesse http://www.ibama.gov.br/sophia/) está sendo alimentada com artigos e teses científicas de servidores do Ibama e de pesquisadores interessados em divulgar seus trabalhos. Também já estão disponíveis imagens do acervo do órgão, periódicos e materiais de referência, como relatórios de impacto ambiental e a legislação de meio ambiente.

A coordenadora não soube dizer quantos itens já estão digitalizados e on-line. “Estamos incluindo muita coisa neste momento, por isso ainda não tenho um balanço”, explica Jorditânea. Segundo ela, nos próximos meses serão incluídos vídeos feitos com apoio do Ibama e os livros que são lançados pelo próprio órgão.

O objetivo também é integrar à biblioteca digital do Ibama as bases de bibliotecas de todo o país que fazem parte da Rede Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (Renima). “Serão ao todo 32 bibliotecas conectadas”, diz Jorditânea. Também há planos para integrar conteúdo de instituições internacionais no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário