sábado, 5 de maio de 2012

Porto de Santos ganha museu virtual


Terminal marítimo que é uma das principais portas de entrada do país comemora seus 120 anos de história com a criação de um portal interativo

O site reúne fotos das pesquisas arqueológicas que revelaram a história escondida sob docas e armazéns do porto

Um museu virtual interativo e um livro foram os presentes que o porto de Santos ganhou no seu aniversário de 120 anos. Inaugurado no dia 2 de fevereiro de 1892, o principal porto do Brasil – e o maior da América Latina – foi a grande porta de entrada para os imigrantes que chegaram ao Brasil até as primeiras décadas do século XX e hoje movimenta cerca de 100 milhões de toneladas de cargas por ano. Agora, sua história está na internet e nas páginas da obra Paisagens culturais da baía de Santos.

O site documentocultural.net/santos reúne fotos de uma pesquisa arqueológica realizada ao longo de três anos para desvendar a história que se esconde sob as construções do porto de Santos. As imagens foram distribuídas em diversas galerias, com fotos das peças retiradas das escavações, imagens antigas e documentos históricos.

Feito o levantamento arqueológico, é hora de olhar para o futuro: um programa de revitalização do cais agora pretende reformar os antigos armazéns para transformá-los em restaurantes, bares, centros de educação e ateliês.

Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário