quarta-feira, 20 de junho de 2012

Arquivo do Nirez lança site e disponibiliza mais de 141 mil peças


Por Maraelyse Araripe | Jangadeiro Online


Nirez com seu acervo de discos. Foto: Hayanne Narlla


O pesquisador Miguel Nirez Azevedo irá disponibilizar cerca de 141 mil peças do seu arquivo em um site, lançado nesta terça-feira (19), no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS). 
O acervo digital será composto por fotografias de Fortaleza desde 1500, rótulos de produtos da primeira metade do século XX, discos de ceras, entre outras relíquias da história da Capital.


O site pretende mobilizar especialistas em música, museolólogos, fotógrafos, pesquisadores e outros profissionais a partir de  salas de bate papo, além de incentivar e exercitar a curiosidade dos visitantes sobre: música Brasileira, História de Fortaleza e do Ceará.


O objetivo de disponibilizar os arquivos no site é conservar os discos permitindo que se desenvolva um trabalho de digitalização, visando sua preservação definitiva e facilitando o acesso às informações (fonogramas).


Aquivo do Nirez


O Arquivo Nirez é composto por um acervo bibliográfico, arquivístico e museológico, como: livros, revistas, rótulos, fotos, slides, negativos, equipamentos antigos, etc. Possui como principal atração a coleção de gravações em 78 rotações (discos de cera) considerada uma das maiores do país em gravações brasileiras comerciais, com um montante de mais de 22 mil exemplares, contemplando todas as fases da produção musical nacional de 1902 a 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário