terça-feira, 19 de junho de 2012

Espanha, o primeiro provedor de conteúdo textual da biblioteca digital europeia




O Diretor-Geral de Belas Artes e do Patrimônio Cultural, Bibliotecas e Arquivos do Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha, Jesus Prieto , abriu uma conferência para divulgar a biblioteca digital europeia , a EUROPEANA , e observou que o objetivo da Espanha é fornecer  2,7 milhões de objetos digitais até 2015.


O nosso país é atualmente o quinto maior fornecedor de dados, com 9% do total, depois da França (16%), Alemanha (15%), Suécia (11%) e Itália (10%), mas de acordo com o tipo de conteúdo, a Espanha está em primeiro em textos fornecidos , com 1,721,383 documentos, que representam 21% do total. Logo em seguida vem a França, com 13%, e Polônia e Suécia, com 12% cada.


Europeana, biblioteca, arquivo e museu digital da União Europeia tem agora 23,4 milhões de conteúdos digitais acessíveis a todos os cidadãos.


90% do conteúdo oferecido pelo nosso país vêm da HISPANA (coleções de arquivos, bibliotecas e museus), que inclui 1,699,229 objetos digitais de 35 bibliotecas espanholas e museus dos 74 grupos de CER.es (coleções de museus em rede). Os 10% restantes provém principalmente da Biblioteca da Universidad Complutense de Madrid, Biblioteca Nacional da Espanha e da Biblioteca da Catalunha.




Fonte: Hoyestarte
Título original: España, primer proveedor de contenidos textuales de la biblioteca digital europea
Tradução livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário