segunda-feira, 11 de junho de 2012

Universidade do Minho lança "Wikipedia para a música"


WikiScore oferece conteúdos de produção musical


Todos os interessados podem colaborar.

Pesquisadores do Departamento de Informática (DI) da Universidade do Minho (UMinho), em colaboração com colegas do Departamento de Música, criaram a plataforma WikiScore, uma espécie de wikipédia para a produção de conteúdos musicais (partituras) em larga escala. A plataforma já está operacional, e vai ser apresentada na 16ª Conferência Internacional de Publicações Eletrônicas, que se realiza nesta quinta e sexta-feira no pólo de Guimarães.

“Existe um valioso patrimônio musical nos arquivos nacionais de todo o mundo e de Portugal, em particular, que demorará muito tempo a ser divulgado pelos meios tradicionais, sobretudo na época de crise em que vivemos; por isso, convocamos a comunidade melómana a colaborar nesse trabalho”, disse a professora Elisa Lessa, do Departamento de Música, explicando a necessidade do projeto.

Na senda de um objetivo semelhante ao da Wikipédia, a WikiScore faz um convite, à escala global e a todos os interessados, no sentido de ajudarem, à distância e em regime de trabalho cooperativo, na transcrição e publicação de originais que estejam digitalizados, como os que o notável trabalho da Biblioteca Nacional de Portugal tem dado a conhecer através da sua biblioteca digital.

Este projeto surgiu nas aulas da disciplina Informática para a Musicologia, leccionada pelos investigadores José João Almeida e Nuno Oliveira à licenciatura em Música – área vocacional Ciências Musicais. “Ao esperar colaborações de qualquer parte do planeta, a WikiScore concorrerá implicitamente para a divulgação do património musical português no mundo”, realça a equipa de desenvolvimento da plataforma.

Ao contrário de projetos internacionais neste âmbito, na WikiScore a mesma obra é transcrita por muitas pessoas ao mesmo tempo, daí que cada célula de edição tenha uma seção de discussão, onde é possível partilhar dificuldades e sugestões, entre outros aspectos. A abordagem acessível que está a ser implementada deverá permitir, por exemplo, realizar transcrições para trabalhos escolares e ouvir o conteúdo das obras (formato “midi” – Musical Instrument Digital Interface).
 
Fonte: Ciência Hoje - Portugal - com adaptações

Nenhum comentário:

Postar um comentário