terça-feira, 19 de junho de 2012

Vinte anos de produção USP sobre temas da Conferência RIO+20 acessível para busca e download




Durante o período de 11 a 24 de junho de 2012; no estande da Universidade de São Paulo organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária em parceria com a FEA-USP; o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBiUSP) possibilita o acesso selecionado às referências e/ou texto completo de mais de 50mil documentos (dentre artigos científicos, livros, capítulos, vídeos, teses, dissertações etc.) publicados pela comunidade uspiana nos últimos 20 anos, sobre os diversos temas em discussão na Conferência Rio +20.


Tais documentos; disponíveis por meio do novo Portal de Busca Integrada da USP com interface em inglês e/ou português (www.sibi.usp.br/buscaintegrada), foram classificados nos quatro grandes eixos temáticos da Conferência: Economia Verde, Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Agenda 21 e Governança. Em cada eixo, os documentos são apresentados com base em uma estrutura de web semântica, sendo agrupado de distintas maneiras evidenciando-se autores, co-autores, tipologia de documentos, palavras chaves, idiomas, ano de publicação dentre outras.


Visando favorecer a acessibilidade a tal produção, ademais do acesso online, o SIBiUSP também está proporcionando recursos especialmente preparados para visitantes portadores de cadeiras de rodas, cegos e baixa visão tais como: 


(a) scanner com sintetizador de voz (Poet Compact) para transmissão em áudio de resumos dos atuais projetos de pesquisadores e docentes USP nos temas da conferência;
(b) equipamento especial (SuperVario 40) para transmissão em Braille dos mesmos resumos antes mencionados;
(c) notebooks e computadores dispostos em altura padrão normalizado internacional equipados com software para acesso áudio formato DAISY (Digital Accessible Information System), para acesso ao fascículo sobre sustentatibilidade da Revista do Instituto de Estudos Avançados do 1o. semestre de 2012, vol. 26, no. 74, (http://200.144.183.67/ojs/index.php/eav/issue/current) ;


ENDEREÇO DO ESTANDE DA USP NA CONFERÊNCIA RIO + 20
Pier Mauá – Armazém 1
Avenida Rodrigues Alves, 10, Praça Mauá
CEP 20081-250 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
55 21 2233-1424
55 11 3091-5872
usprio20@usp.br

via Divulgação - DT/SIBiUSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário