quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ferramenta disponibiliza dados sobre compostos de sabores dos alimentos


Lançado pela Embrapa Agroindústria Tropical, Banco de Compostos Voláteis ajudará mercado


Globo Rural On-line


Pequenas alterações nos compostos voláteis e suas concentrações no alimentos podem levar a um aroma completamente diferente do original


Alimentos e bebidas são escolhidos e aceitos pelo consumidor, fundamentalmente, pelo seu sabor. Diante da importância que essa característica possui para o mercado, a Embrapa Agroindústria Tropical desenvolveu o Banco de Compostos Voláteis (BCV), lançado nesta quarta-feira (11/7). Os compostos voláteis são substâncias de classes químicas presentes nos alimentos em pequenas quantidades, responsáveis pelo aroma e que contribuem para o sabor. 


Pequenas alterações nos compostos e suas concentrações podem levar a um aroma completamente diferente do original. Devido à complexidade das classes de compostos, o banco de dados deve fornecer informações importantes para a melhoria da qualidade dos produtos. 


Resultado de uma parceira entre a Embrapa e o Laboratório de Flavor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o banco de dados poderá ser consultado e atualizado com novas informações pelos usuários. Inicialmente, o BCV dispõe de 229 compostos cadastrados. O acesso é gratuito, mas é preciso validar um e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário