quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Arca, o Repositório Institucional da Fiocruz



Preservar e difundir a produção intelectual da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e contribuir para a geração de conhecimentos para a saúde pública brasileira, a partir da perspectiva do acesso livre à Informação. Com esses objetivos, o Repositório Institucional da Fiocruz, o Arca, foi lançado em abril de 2011, durante as comemorações pelos 25 anos do Icict/Fiocruz, onde o projeto foi elaborado. Um ano depois, a plataforma ganha cada vez mais adeptos, fortalece suas comunidades e dá os primeiros passos rumo a uma política institucional.

O Repositório Institucional da Fiocruz, o Arca, é uma iniciativa para a preservação e disseminação do conhecimento técnico-científico gerado na Fundação. O objetivo é ampliar a visibilidade da produção científica e contribuir para a preservação da memória institucional.

Com uma plataforma tecnológica desenvolvida a partir das premissas do conhecimento aberto e do acesso livre à informação, a iniciativa representa o compromisso com a transparência nas pesquisas realizadas com financiamento público. E convida os produtores de conhecimento a participar desta nova proposta de comunicação científica em saúde.

O sistema está organizado pela lógica de comunidades e coleções temáticas. Cada comunidade tem um gestor e autonomia para organizar suas coleções. Podem ser depositados no Arca artigos científi cos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, trabalhos apresentados em congressos, relatórios técnicos, vídeos e demais conteúdos digitais originários de atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento tecnológico.

O conteúdo disponível no Arca pode ser acessado via web por todos os interessados, desde que respeitados os padrões estabelecidos no manual. A plataforma permite a pesquisa por título do trabalho, assunto, autor ou data de publicação e por comunidade, coleção temática ou em todo o acervo. Desta forma, a contribuição científica da Fiocruz à saúde pública brasileira torna-se acessível a toda a sociedade.

com informações da Revista do ICICT


Brasil no OpenDOAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário