quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Livros: estantes mutantes


Darwin já dizia, só sobrevive quem se adapta. Conheça livros do presente que podem indicar o futuro

A sobrevivência do impresso - Para evitar a extinção, livro deve evoluir para outros formatos

Luciana Galastri | Revista Galileu n. 253

Os ebooks estão aí, assim como os leitores eletrônicos, cada vez mais acessíveis e variados. Então por que o livro de papel ainda não seguiu o dodô rumo à extinção, conforme previsto há tantos anos? "Ele pode evoluir", diz o especialista em editoração da Biblioteca Athenaeum, de Boston, James Reid-Cunningham. Em vez de se extinguir com o surgimento de novos tipos de publicação, vai se tornar uma forma híbrida. "Por que o rádio não foi substituído pela TV? Achavam que ele desapareceria. Isso acontece porque o rádio também evoluiu, no sentido de proporcionar aos seus ouvintes uma experiência única. E a mesma coisa pode acontecer com o livro impresso", explica Reid-Cunningham. Como você vê nos exemplos abaixo, já está acontecendo. 

Além da página

Livros usam tecnologia para conquistar leitores

Wonderbook
A Sony pretende fazer o pais e mães do mundo consideram impossível: juntar videogames e livros. Livros de papel se tornarão o cenário de aventuras como com o Playstation e seus acessórios em uma série chamada Wonderbook. J. K. Rowling, de Harry Potter, aposta na ideia e lançará Book of Spells nesse formato.

Electronic Popables
Estudantes do MIT criaram livro pop-up que, além de saltar aos olhos do leitor, tem LEDs que variam da intensidade, tocam músicas e ainda usam outros truques para manter o leitor entretido. A ideia é juntar alta tecnologia com papel - o mesmo grupo de pesquisa já criou origamis eletrônicos, por exemplo.

Between page and screen
Um livro de papel que só pode ser lido no computador. Assim é o volume de poemas de Amaranth Borsuk e Brad Bouse: quando códigos geométricos das páginas são captados por uma webcam, você se vê na tela do computador cercado por palavras virtuais animadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário