terça-feira, 7 de agosto de 2012

Relatórios Secretos: Um banco de dados jornalístico


A New York University lançou um banco de dados registrando o jornalismo disfarçado que remonta o ano de 1800. O banco de dados, Undercover Reporting (Relatórios Secretos), inclui uma série de histórias, que vão desde o comércio de escravos em 1850, os esforços para boicotar empresas de propriedade judaica nos EUA no final de 1930, até o tratamento de soldados no Walter Reed Army Medical Center, no século 21 . 

O responsável pelo projeto, professor Arthur Brooke Kroeger relata que "Grande parte deste material estava enterrado em microfilmes de bibliotecas individuais e, portanto, muito difícil de recuperar". 

Undercover Reporting é projetado para estudiosos, pesquisadores, estudantes e jornalistas, que podem pesquisar por autor, publicação, tópico.

O banco de dados coincide com a publicação do livro de Brooke, "Undercover Reporting: The Truth about Deception", que surgiu a partir desta pesquisa. No livro, Kroeger postula que este tipo de jornalismo não está separado de práticas convencionais da profissão, mas, sim, incorpora alguns dos seus mais importantes princípios.


www.undercoverreporting.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário