quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Youtube lança canal de jornalismo investigativo



O Youtube tem tido um papel importante na divulgação de notícias e acontecimentos pelo mundo todo, principalmente no último ano com o decorrer da Primavera Árabe. Visto a importância da plataforma, estreia nesta quinta-feira, 2, o primeiro canal de jornalismo investigativo do Youtube. O "I Files" foi pensado pela CIR (Center for Investigative Reporting) e recebeu um apoio financeiro de US$ 800 mil da Knight Foundation.

"Este investimento visa trazer o jornalismo investigativo diretamente para as redes sociais", afirmou Michael Maness, VP de mídia e jornalismo da Knight. Segundo o diretor da CIR, um dos objetivos é fazer com que ONGs e produtores de vídeos independentes ganhem visibilidade e patrocínios, "Os esforços colaborativos não são mais o futuro do jornalismo; eles já são a realidade," explicou o executivo.

O canal irá veicular vídeos de grandes emissoras, como ABC News, The New York Times, Al Jazeera, The Pulitzer Center, e BBC, assim como de produtores independentes. A intenção é de que no futuro o "I Files" conte com a participação de jornalistas independentes do mundo todo.

Não se sabe ao certo a atenção que o Youtube dará ao canal. Um porta-voz da rede social afirmou ao Tech Crunch que o site "destaca algumas notícias de tempos em tempos, assim como novos canais, então o projeto deverá ganhar bastante atenção nas próximas semanas".´

Redação Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário