quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Biblioteca oferece serviço de e-books nas nuvens da 3M


A bibliotecária Dawn Work-MaKinne, da Biblioteca Pública de Des Moines, Iowa, que descobriu o serviço da 3M na conferência da American Library Association em 2011. "É tão simples de usar que qualquer um pode usá-lo", disse sobre o serviço. Foto Maria Ching

O serviço de E-books nas nuvens da 3M lançado em abril, Minnesota, está disponível em 70 sistemas de bibliotecas nos Estados Unidos, com uma coleção de cerca de 1.600 e-books. 

"Nós tínhamos conversado sobre a necessidade de uma outra opção para lidar com listas de espera, mas nada parecia perfeito", disse a bibliotecária Dawn Work-MaKinne. "Mas quando vi uma apresentação da 3M, vi que esse era o caminho. É tão simples de usar, e qualquer um pode usá-lo."

O serviço permite o acesso a e-books gratuitamente em várias plataformas, incluindo tablets e celulares, por meio de leitores e aplicativos. A Biblioteca Pública de Des Moines é a primeira biblioteca em Iowa a oferecer a 3M Cloud Library.

Como os e-books têm crescido em popularidade, mais bibliotecas estão encontrando maneiras de oferecê-los a seus clientes, muitos dos quais ou não pode pagar ou não manter-se com a tecnologia.

"E-books nunca substituirão as coleções impressas, mas com mais pessoas tendo dispositivos e utilizando estes leitores, é uma forma das bibliotecas fazerem a entrega de conteúdo mais rápida e mais conveniente." disse Darryl Eschete, diretor da biblioteca.

Matt Tempelis, gerente de negócios da 3M, disse que o produto ajuda a levar os serviços de bibliotecas up-to-date aos clientes.

"As pessoas estão consumindo mídia em muitas maneiras diferentes", disse ele. "As bibliotecas sempre fizeram um bom trabalho de garantir conteúdo e riqueza disponível nos formatos que as pessoas buscam. Movendo-se para a era digital ... garantirá que a objetivo fundamental de uma biblioteca permaneça intacto."

As decisões sobre as novas tecnologias nem sempre são fáceis para bibliotecas com financiamento público. MaKinne, que trabalha há 20 anos na biblioteca, disse que os funcionários de bibliotecas públicas devem ser flexíveis e com visão de futuro para garantir que o dinheiro público não seja desperdiçado.

Pesquisas apontam claramente a permanência dos e-books na vida das pessoas, a bibliotecária já adotou integralmente o seu uso, apesar de serem considerados uma ameaça para muitas bibliotecas.

"Eu comecei a lê-los e nunca mais olhei para trás", disse ela. "Eu amo a experiência de e-leitura, a portabilidade, a conveniência, é como mágica."

com informações do Des Moines Register

Nenhum comentário:

Postar um comentário