segunda-feira, 10 de setembro de 2012

marxismo21, um novo portal para o pensamento brasileiro de esquerda



Uma nova ferramenta para a difusão do pensamento avançado e o debate teórico

Por José Carlos Ruy | Correio do Brasil

Os marxistas e o pensamento avançado e progressista acabam de ganhar uma nova ferramenta na internet, que começou a ir ao ar em agosto: marxismo21, um portal amplo que permite o acesso a artigos, revistas e portais, dissertações e outros trabalhos acadêmicos, além de notícias e divulgação de eventos ligados ao pensamento marxista.

A proposta editorial do novo portal, como não podia deixar de ser, reafirma a atualidade e vigor do pensamento marxista, opondo-se às insistentes proclamações de sua superação. Contra o pensamento conservador vigente, lembra como “a teoria marxista tem despertado um significativo e abrangente interesse em todo o mundo”, e isso “decorre de sua natureza científica e de sua dimensão crítica, decisivas não apenas para a análise e diagnóstico da crise estrutural do capitalismo como também para a radical superação desta forma de sociabilidade, sobretudo a partir da mais recente crise da economia capitalista”.

Os avalistas desta proposta são conhecidos e respeitáveis pesquisadores marxistas que representam um amplo leque das opções políticas que, muitas vezes divergindo a respeito da tática da luta anticapitalista, concordam em torno de seu aspecto fundamental, que é o objetivo estratégico: a superação do capitalismo e a inauguração de uma ordem social superior, o socialismo. O Conselho Editorial do novo portal é composto pelos professores Caio N. de Toledo, Danilo E. Martuscelli, Fernando P. de Souza, Luciano Martorano, Muniz Ferreira, Ricardo F. de Castro e Sofia Manzano. E o Conselho Consultivo, por sua vez, é formado por 28 professores que representam o pensamento avançado, marxista, em 17 universidades brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário