quinta-feira, 20 de setembro de 2012

'Moby Dick' ganha versão em áudio publicada diariamente na internet

Grupo eclético de leitores inclui crianças, pescadores, a atriz Tilda Swinton e o primeiro-ministro David Cameron

New York Times | O Globo


Ilustração do livro Moby Dick
REPRODUÇÃO

A atriz Tilda Swinton e outros 134 leitores emprestaram suas vozes para a “Gande Leitura de Moby Dick”, uma versão online em áudio do épico romance de Herman Melville. Os capítulos ficarão disponníveis gratuitamente no site oficial do projeto, sendo um publicado por dia até meados de janeiro ao lado de uma imagem criada por algum artistas contemporâneo.

O escritor Philip Hoare e artista Angela Cockayne tiveram a ideia. Os dois se conheceram durante um simpósio sobre baleias em 2011, num programa de artes da Universidade de Plymouth, na Grã-Bretanha. O livro “The whale”, de Hoare, uma mapla história natural e cultura sobre o animal, venceu o prêmio Samuel Johnson de não-ficção da BBC, em 2009.

“A natureza digressiva de ‘Moby Dick’ combina com o meio online”, analisa Hoare, “O livro nunca foi editado. Ele realmente se parece com uma espécia de blog.”

A democrática lista de leitores inclui celebridades como Swinton, John Waters e Stephen Fry, mas também traz pescadores, crianças e um padre. O mais jovem é Cyrus Larcombe-Moore, um garoto de 12 anos que contribui com curtas linhas de diálogo num capítulo lido por seu professor, Tom Thoroughgood. A lista também inclui o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

“Isso aconteceu no último minuto”, diz Hoare, “Fico feliz de não ter sido antes, pois teria causado um desequilíbrio no projeto.”

Foi difícil para os organizadores encontrarem um capítulo para Cameron que não trouxesse algum tipo de subtexto, seja político ou de outra natureza. O escolhido foi o capítulo 30.
“Mesmo assim podem dizer que ele incentiva o fumo”, fala o escritor.

De acordo com Hoare, 40% das imagens foram feitas especificamente para o projeto, mas muitas das que já existiam haviam sido desenhadas com o livro em mente.

“É extraordinário o número de artistas contemporâneos que se inspiram em ‘Moby Dick’”.

Segundo ele, todos capítulos já foram gravados, menos dois, entre eles o úlitmo, “que pode ter um nome realmente grande”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário