segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Site agrega conteúdos importantes sobre Obama e Romney nas redes sociais


Ferramenta gratuita de análise da Atigeo permite encontrar rapidamente posição de cada candidato sobre questões relevantes à campanha presidencial nos EUA.

IDGNow

A empresa de análise de dados Atigeo lançou uma ferramenta online projetada para ajudar os eleitores a pesquisar rapidamente sobre as opiniões dos dois principais candidatos presidenciais dos Estados Unidos sobre uma ampla gama de questões eleitorais.

A ferramenta (disponível em Red2012Blue.com e Blue2012Red.com) utiliza uma tecnologia de busca semântica contextual que permite aos usuários extrair dados de feeds de mídias sociais (Twitter, RSS e Facebook) tanto do presidente democrata Barack Obama, quanto de seu desafiante republicano Mitt Romney, e seus respectivos partidos.

Todos os resultados da pesquisa são organizadas pelos partidos. Usuários podem clicar em cada resultado para ver a matéria e arrastar cada resultado para uma "caixa de relação", localizada no centro da tela, a fim de ter uma visão imediata de todo o conteúdo relacionado de ambos os lados. Todos os resultados são organizados e apresentados ao usuário com base na relevância para a consulta original.

Uma ferramenta de visualização de dados incorporados permite aos usuários visualizar resultados de uma determinada consulta em formato 3D. Os usuários podem girar a imagem, dar zoom dentro de resultados específicos e movê-los para ver se podem encontrar todas as relações não-óbvias ou imprevistas nos resultados.

O objetivo é "apresentar o conteúdo a ser compartilhado pelos candidatos e seus partidos através de redes sociais de uma forma completamente independente", e em seu formato original cru, disse Christopher Burgess, diretor de operações e de segurança de Atigeo. A ferramenta atualmente acompanha 12 feeds de dados de ambos os partidos.

Um review rápido da ferramenta feito pela Computerworld mostra que usuários podem realmente puxar um monte de dados de mídias sociais de ambas as partes. No entanto, nem todos os resultados parecem ser relevantes para a consulta. Uma busca por "segurança cibernética", por exemplo, gerou links para tweets e posts sobre segurança econômica, segurança no trabalho e segurança física. A ferramenta não permite que usuários ordenem ou filtrem os resultados, como implementações comerciais da Atigeo permitem.

A ferramenta da Atigeo é alimentada por uma plataforma de busca semântica chamada xPatterna. A tecnologia é projetada para permitir que as organizações procurem conjuntos enormes de dados estruturados e não-estruturados para correlações ocultas e conexões. De acordo com Burgess, a tecnologia pode ser usada para processar grandes volumes de dados para inteligência de negócios acionável a partir de pedaços aparentemente desconexos de informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário