terça-feira, 25 de setembro de 2012

Telinha na Escola lança site para auxiliar produção de aulas que utilizem tecnologias



Desenvolvido desde 2009 pela Casa da Árvore, projeto tem apoio da Fundação Telefônica Vivo

Um banco de aulas criativas, desenvolvidas por professores utilizando recursos multimídia disponíveis na internet, já está à disposição de educadores do ensino fundamental e médio de todo o Brasil. Esta é uma das características do site do projeto Telinha na Escola, que acaba de ser lançado e que é acessado pelo endereço www.telinhanaescola.art.br.

Além de materiais produzidos por professores que lecionam nas escolas onde o projeto desenvolve ações de formação, o site oferece vídeos tutorias sobre o uso de tecnologias, que podem ampliar a experiência de educadores, além de vários recursos interativos. “Todo o material desenvolvido para as formações dos educadores e jovens estudantes estão disponíveis no site e podem ser utilizados por todos os interessados em explorar as novas dimensões da aprendizagem por meio do uso de tecnologias de mobilidade”, explica Aluísio Cavalcante, coordenador do projeto.

O Telinha na Escola foi concebido em 2009 pela Casa da Árvore Projetos Sociais e tem patrocínio da Fundação Telefônica Vivo. Neste semestre, atende a três escolas piloto nas cidades de Recife, Fortaleza e Palmas. O projeto conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Recife, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e a Secretaria Estadual de Educação do Tocantins.

Formação e interação
Além de poder acompanhar o desenvolvimento do projeto através de notícias, vídeos, imagens e dos blogs das escolas, o usuário pode navegar pela seção Aula Criativa, que reúne um banco de aulas já desenvolvidas que será alimentado pelas produções dos professores no decorrer do ano. Além disso, o site reúne uma série de vídeos autorais e selecionados através de uma curadoria pedagógica, que podem ampliar a experiência dos educadores.

Somado a isso, o ambiente traz ainda todos os recursos didáticos desenvolvidos pela equipe da Casa da Árvore para a formação dos educadores e outros desenvolvidos também pelos educadores participantes do projeto. “Nossa ideia é ter uma interface muito simples, que permita uma navegação mais autônoma onde cada um a possa aprender aquilo que quer da forma que acha melhor”, destaca Cavalcante.

O site Telinha na Escola está aberto a colaborações e todo o conteúdo publicado é livre para uso pedagógico. Todos os materiais de apoio à aprendizagem contidos no site também são difundidos através das redes sociais nos canais do projeto no facebook.com/telinhanaescola e no twitter @casadaarvoreong #telinhanaescola.

Fonte: Assessoria de imprensa da Fundação Telefônica Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário