segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vamos falar sobre ciência?


Projeto ‘CHats de ciência’ apresenta vídeos sobre temas científicos polêmicos e atuais, com o objetivo de estimular o interesse do público por questões importantes do mundo moderno.

Por: Marcelo Garcia | Ciência Hoje

ICH lança série de vídeos sobre temas candentes da ciência.

Os recursos digitais, com suas múltiplas possibilidades, têm trazido um novo impulso para a divulgação científica. O projeto ‘CHats de ciência’, iniciativa do Instituto Ciência Hoje (ICH) que estreia nesta quarta-feira, vai explorar exatamente esse mundo de oportunidades.

‘CHats de ciência’ é uma série de vídeos que vai apresentar de forma simples, curta e dinâmica temas atuais e instigantes do mundo científico, como a relação entre hereditariedade e comportamento, a polêmica do aquecimento global, as potencialidades das células-tronco e os desafios por trás do câncer.

Em cada ‘CHat’, o tema da vez é abordado por um especialista, que discute as questões centrais relacionadas à sua área de atuação. As explicações são auxiliadas por recursos gráficos que, além de facilitar o entendimento, dão uma dinâmica especial ao vídeo.

O bioquímico Franklin Rumjanek, um dos diretores do ICH e coordenador do projeto, acredita que o mais importante é despertar o interesse do público por temas relevantes da ciência e estimular a busca por informações mais detalhadas sobre eles – vale lembrar que o conteúdo da CH On-line é uma boa fonte para começar esse aprofundamento.

Para Rumjanek, mesmo os temas mais difíceis podem ser acessíveis, desde que haja entusiasmo e imaginação suficientes para abordar as questões mais importantes de maneira simples e atraente. 

Os recursos audiovisuais e a internet podem ajudar a diminuir o descompasso entre a demanda e a oferta de acesso a conhecimento científico de qualidade
“Temos observado um interesse crescente do público pela ciência, mas a distribuição do acesso à informação ainda é muito heterogênea, em especial no Brasil”, avalia Rumjanek. “Os recursos audiovisuais e a internet podem ajudar a aproveitar esse ambiente favorável e diminuir o descompasso entre a demanda e a oferta de acesso a conhecimento científico de qualidade.”

Os ‘CHats de ciência’ irão ao ar quinzenalmente, alternando com as edições do nosso podcast, o Estúdio CH. Há sete episódios prontos, produzidos com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), mas a proposta do ICH é dar continuidade ao projeto, abordando outros temas palpitantes.

Para isso, contamos com a colaboração de vocês, leitores, que podem ajudar com opiniões e sugestões de novos temas a serem abordados – basta comentar aqui embaixo ou se manifestar por meio de nossas redes sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário