sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Novo livro discute as potencialidades dos tablets para o jornalismo



Por Amy Schmitz Weiss/AP | Jornalismo nas Américas

Os tablets estão rapidamente se transformando em uma popular plataforma para o consumo de notícias. Um recente estudo do Pew Research Center’s Project for Excellence in Journalism mostrou que 22% dos americanos adultos têm um tablet - sendo que 64% deles se informam pelo aparelho. Além disso, o levantamento revelou que os adultos que consomem notícias pelo smartphone ou tablet interagem mais com as notícias, acessam mais informações por esses aparelhos e estão mais propensos a pagar pelo conteúdo.

Outras pesquisas já mostraram que estamos apenas começando a entender como os tablets podem influenciar os jornalismos e a maneira como as pessoas consomem notícias.

A organização noticiosa sem fins lucrativos The Hub, da Investigative News Network (INN) , está explorando as potencialidades dos tablets pata contar histórias de uma forma diferenciada. Outro ponto de partida é o livro de Dr. Mario García, CEO/fundados da García Media, intitulado “iPad Design Lab.”

Para as organizações noticiosas que pretendem em desenvolver conteúdo para tablets, esse livro é fundamental. O The Hub ressaltou alguns pontos do livro de García sobre a criação de uma edição própria para tablets:

• Deslizar é melhor do que rolar a barra .

• Considere várias edições – os tablets podem exibir várias edições por dias, em vez de atualizar o conteúdo a cada momento.

• Pense sobre as janelas pop-up – elas podem ajudar a criar mais engajamento e interatividade com o leitor. García se refere aos pop-ups como ferramentas para surpreender o leitor que desliza de uma página para outra.

• A navegação é importante nos tablets. Os designers precisam conhecer as diferentes maneiras como o leitor poderá explorar o conteúdo.

• É possível fazer dinheiro com o tablet. É importante conhecer seu público e quem acessa seu site usando um tablet. Isso pode ajudar a escolher o tipo de conteúdo e como tirar proveito financeiro dele. García sugere algumas abordagens: assinaturas, “tabletizar” conteúdo próprio e republicar conteúdo anterior.

Esses são apenas alguns destaques do livro. Há muitas informações na obra que podem ajudar você e seus veículo a pensar em uma edição para tablets e oferecer um experiência diferenciada a seus leitores.

Esse post é um resumo do texto publicado pela The Hub. Clique aqui para a versão completa.

A missão da INN é ajudar organizações noticiosas sem fins lucrativos a produzir e divulgar conteúdo de relevância e a buscar uma forma sustentável de manter as operações .

Nenhum comentário:

Postar um comentário