terça-feira, 27 de novembro de 2012

Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo - BDPI




A Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI) é um sistema de gestão e disseminação da produção científica, acadêmica, técnica e artística, estruturada de forma a tornar público e acessível o conhecimento gerado pelas pesquisas desenvolvidas internamente. Tal repositório institucional contribui, assim, para o aumento da visibilidade e impacto da produção USP, a geração de importantes indicadores, além de garantir a preservação de sua memória intelectual.

A BDPI foi desenvolvida com o software livre DSpace, seguindo padrões internacionais como DRIVER 2.0 e protocolos OAI/PMH (coleta e disseminação), SWORD (depósito) e Z39.50 (recuperação), permitindo assim a interoperabilidade com outros Bancos de Dados.

No lançamento oficial, em 22 de outubro de 2012, continha mais de 20 mil documentos produzidos por docentes, alunos, servidores e pós-doutorandos da USP, publicados, exclusivamente, em revistas científicas indexadas pelo SciELO, pela Web of Science, no período de 2008-2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário