segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Livro "O Bibliotecário e a leitura conectada: competência informacional digital na era dos e-books, e-readers e tablets"



Na sociedade contemporânea, mudanças significativas estão ocorrendo no cenário tecnológico e neste livro a atenção está focada aos suportes informacionais que gradativamente estão se estabelecendo no mercado, tratam-se dos e-books (livros eletrônicos), e-readers (leitores eletrônicos portáteis) e tablets. O mercado está repleto de opções de acordo com gostos e necessidades, portanto o intuito é o de motivar o profissional bibliotecário a refletir seu papel e de como a competência informacional influencia neste processo de inclusão destas novas tecnologias de informação no ambiente das bibliotecas e desta forma, se adequar a uma sociedade cada vez mais digital.          

Sabendo que a tecnologia está cada vez mais presente no ambiente das bibliotecas, torna-se importante refletir sobre o que ela significa no contexto da gestão informacional dos profissionais bibliotecários e como apresentar o paradigma das ferramentas nas bibliotecas, em especial os e-books, e-readers e tablets, e consequentemente a importância de competências para um novo perfil deste profissional como facilitador ao acesso a estes novos recursos informacionais.     



"Rodney nos coloca frente a frente com essa realidade, analisando as competências informacionais obrigatórias desse novo momento"
Regina Fazioli, no prefácio



Ficha técnica

Título: O Bibliotecário e a leitura conectada: competência informacional digital na era dos e-books, e-readers e tablets
Autor: Rodney Eloy
Editora: PerSe
Ano:2012
Páginas: 74
ISBN Impresso: 978-85-8196-125-5
ISBN E-book: 978-85-8196-126-2 






O livro está a venda na:

[Livro esgotado]







Blogs e Sites que destacaram o lançamento do livro:













13 comentários:

  1. Extremamente relevante na atual conjuntura da profissão e da sociedade. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rodney! Tudo a ver com os nossos dias atuais! Sucesso pra vc! :)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Rodney! Tema extremamente atual e relevante! Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodney!
    Desde semana passada venho tentando me cadastrar no site da editora Perse para adquirir o livro, mas informam que a senha será enviada por e-mail, e até hoje nada. Há alguma outra forma de adquiri-lo?

    Parabéns por abordar um tema tão importante e atual neste livro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adriana, favor entrar em contato com perse@perse.com.br

      Excluir
  5. Terminei de ler hoje o livro. parabéns pela escrita fluida e direta. que as novas tecnologias sejam sempre bem vindas.

    ResponderExcluir
  6. Rodney só agora consegui ler O BIBLIOTECÁRIO E A LEITURA CONECTADA: competencia informacional digital na era dos e-books, e-readerse tablets, fiquei encantada e feliz com sua iniciativa em dar a nós bibliotecários subsídios para a competencia em lidar com estes suportes
    informacionais. A linguagem é simples e esclarecedora, afirma que os e-books, e-readers e tablets vieram para ficar junto com os livros sem excluí-los. A evolução faz mudar o perfil do profissional bibliotecário, mas não exclui o seu papel, por isso ten-se que, como voce disse, usar a criatividade e aprimorar-se no uso das novas tecnologias.
    Parabéns! Tenho orgulho de fazer parte do rol de seus amigos, abraços carinhosos e até breve.

    ResponderExcluir