terça-feira, 6 de novembro de 2012

Resenha de "O Bibliotecário e a leitura conectada: competência informacional digital na era dos e-books, e-readers e tablets"



Não é de hoje que muitos amigos, alunos e colegas de profissão me questionam quanto ao futuro das bibliotecas, e até dos profissionais bibliotecários, devido a popularização dos e-books, e-readers, tablets e afins. Tenho um pensamento muito bem esclarecido quanto a questão. Todavia, no intuito de lhes apresentar materiais a respeito, dos poucos que se tem disponíveis, e os que existem estão de forma desordenada, dificultando então, a compreensão, e ou, não satisfazendo quanto ao assunto referido, acaba portanto, prejudicando a amostragem. Neste contexto, com surpresa e alegria somos presenteados por Rodney Eloy com seu primeiro livro, O bibliotecário e a leitura conectada: competência informacional digital na era dos e-books, e-readers e tablets (São Paulo: PerSe, 2012). A obra tem o objetivo de motivar o profissional bibliotecário a refletir seu papel, e de como a competência informacional influência nesse processo de inclusão de novas tecnologias de informação no ambiente das bibliotecas e, desta forma, se adequar a uma sociedade cada vez mais digital.

O livro de Rodney constitui-se em dois capítulos muito bem estruturados, com linguagem simples e eficiente para o entendimento de leitores não especialistas no assunto. Conta ainda com anexos, no qual em um deles, contempla o artigo que deu origem a obra. E, por fim, uma bibliografia muito bem organizada.

O autor inicia observando o quanto as novas tecnologias sempre incorporaram às atividades da biblioteca e no modo de como disponibilizam-se produtos e serviços aos usuários. Em Os e-books, e-readers e tablets e o profissional bibliotecário, observamos um breve relato histórico dos e-books e de como os bibliotecários estão integrando-os em suas coleções, citando o exemplo dos Estados Unidos, onde as bibliotecas estão se adaptando com muita facilidade a este processo e naturalmente ganhando cada vez mais usuários. Além disso, compara tal realidade com o Brasil, onde esta se mostra diferente. Por aqui ainda se dá os primeiros passos. Não obstante, Eloy inicia diversas citações para que haja mudança, onde as bibliotecas e bibliotecários se envolvam ativamente na realidade tecnológica que se emprega no contexto atual. Em seguida, questiona a adoção ou não de um e-reader, observando qual o tipo e modelo é melhor para cada usuário, diferencia-os dos tablets, e observa de modo sutil e prático as divergências  entre eles.

Em Competência informacional digital do profissional bibliotecário, Rodney disserta a respeito do novo perfil que o profissional bibliotecário necessita adquirir para que possa atender as novas necessidades dos usuários. Esse precisa ter consciência real e clara de suas habilidades e limites, pensar criticamente frente às novas tecnologias e ter receptividade as mudanças. O autor entende que um dos componentes centrais da competência informacional é a fluência em tecnologia. Em seguida, se aprofunda nas definições e objetivos quanto a competência informacional digital, referindo-se que tal desenvolvimento, não ocorre em curto prazo, pelo contrário, se faz necessário a busca permanente da aprendizagem continua.

Ao discorrer o texto, Rodney deixa claro e evidente sua visão quanto ao perfil do bibliotecário, onde entende que o profissional deve usar de toda sua criatividade, e que as tecnologias facilitem o acesso e uso da informação, independentemente do seu suporte, no qual, se assim for feito, terá vantagem nas oportunidades inerentes a sociedade atual. Conclui que e-books e livros impressos podem sim coexistir em harmonia, como opções complementares na aquisição de informação e conhecimento. Assim, bibliotecas e bibliotecários que não aceitarem este fato, terão sérios problemas em atender e contemplar o seu público.

O bibliotecário e a leitura conectada: competência informacional digital na era dos e-books, e-readers e tablets é um livro recomendado para todo profissional da área de Ciências da Informação, e ou, tenha apreço pelo assunto.

Almir Johncoto [@johncoto], especialista em Planejamento e Gerenciamento em Sistemas de Informação pela Fainc e bacharel em Biblioteconomia pelo Centro Universitário Assunção.

2 comentários:

  1. Me interessei pelo livro, já está em minha lista de compras.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rodney!
    Parabéns pela obra. Diante da atual confusão de pensamentos e conceitos sobre o assunto, a partir da presente resenha, eu fiquei empolgado com a possibilidade de, realmente, ter em mãos uma obra consistente sobre a proposta de discussão. Enquanto tecnólogo e professor do curso de Biblioteconomia, eu farei a leitura e espero com agrado recomendar aos meus alunos. Compartilho com você a necessidade de escritos como esse, os quais por muitas vezes causam choques em profissionais ainda relutantes.

    ResponderExcluir