terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O livro estava lá: leitura em tempos eletrônicos


Este é o título do livro recém lançado nos Estados Unidos. O autor leciona literatura alemã e européia na McGill University e é autor de Dreaming in Books, também publicado pela editora da Universidade de Chicago.


Muita tinta foi derramada lamentando ou defendendo o declínio dos livros impressos, mas Piper mostra que a rica história da própria leitura oferece pistas inesperadas sobre livros impressos e digitais. De livros manuscritos medievais as mídias jogáveis ​​e interativas ficções urbanas de hoje, Piper explora as múltiplas formas que as mídias físicas moldaram a maneira como lemos, ao mesmo tempo. Ao fazer isso, ele descobre as conexões íntimas que desenvolvemos com nossas leituras materiais - como mantê-los, olhá-los, compartilhá-los, brincar com eles, e até mesmo onde lê-los e mostra como a leitura está entrelaçada com nossas experiências de vida . Piper revela muitas identidades que a leitura do passado e presente, na página e na tela, são a chave para ajudar-nos a entender o tipo de leitura devemos nos preocupar e como as novas tecnologias não vão mudar velhos hábitos.

Alegando que a nossa experiência de ler desmente generalizações ingênuas sobre o futuro dos livros, O livro estava lá é um elegante e bem argumentado tributo up-to-date com a resistência de livros em nosso mundo cada vez mais digital.


"Esta série de meditações esclarecedoras sobre a experiência e a história da leitura revela o que estamos prontos a ganhar e perder com o advento do e-readers, mídias digitais e afins. . . Muitas vezes, atingindo um tom lírico audacioso, o autor exibe uma notável sensibilidade para as formas em que os seres humanos têm historicamente falado e compreendido leitura. Como tal, Piper faz um bom trabalho de descobrir as metáforas em que a racionalidade e a lógica da leitura se encontram. . . . Um olhar fascinante na página como ela era, como ela é, e como ele ainda pode ser."
Publishers Weekly


"Um livro primoroso"
Anthony Grafton, autor de As origens trágicas da erudição





Título: Book Was There: Reading in Electronic Times 
Autor: Andrew Piper 
Páginas: 208 pages
Editora: University Of Chicago Press 
ISBN-13: 978-0226669786
Página oficial: http://bookwasthere.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário