quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Base de revistas científicas diz que terá corte de verba
Coordenação do Scielo afirma que a base foi excluída de edital que apoia periódicos
Fernando Tadeu Moraes | Folha de S. Paulo
Os coordenadores da base de revistas científicas Scielo enviaram um comunicado a editores de periódicos dizendo que o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) negou um auxílio financeiro repassado por meio de um edital que desde 2002 apoia periódicos nacionais.
Para o coordenador científico do Scielo, Rogério Meneghini, a situação gera insegurança. "Vai haver um prejuízo nas nossas atividades regulares, não há dúvida."
O Scielo é uma biblioteca que reúne revistas científicas e as disponibiliza para consulta na internet.
Segundo o coordenador, o CNPq deveria ter comunicado o Scielo com antecedência para evitar que a decisão atrase a liberação de recursos. A verba do CNPq representa 5% dos recursos do Scielo, afirma Meneghini.
O presidente do CNPq, Glaucius Oliva, diz que a medida foi tomada devido a um alerta da área jurídica do órgão, segundo o qual o Scielo não poderia integrar o edital, destinado só a periódicos.
Oliva diz que o apoio se dará na forma de um projeto especial a ser contratado nas próximas semanas. "O dinheiro virá praticamente no mesmo período em que viria através do edital."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário