domingo, 27 de janeiro de 2013

Biblioteca do Senado na era digital



A Biblioteca do Senado Federal disponibiliza documentos de interesse do Poder Legislativo em texto integral, de domínio público ou com os direitos cedidos pelos autores, incluindo obras raras, artigos e periódicos. De acordo com a diretora da Biblioteca, Helena Celeste Vieira, “a ideia é preservar a memória editorial da Casa. Por isso a importância de quando publicar alguma obra, enviar o arquivo para o núcleo de acervo digital”.

Helena Celeste Vieira observou que o número de acessos virtuais é crescente, mas acredita que o gosto pelo livro físico não vai acabar.

— Para documentos que necessitam atualizações de tempo em tempo é mais viável utilizar o meio digital. Porém, os arquivos imutáveis, como é o caso de obras antigas, continuaram de forma impressa — ressalta Helena.

Com a transição para a era digital a forma de encarar a leitura vem se modificando. Apesar de ser um processo longo, os livros e documentos digitais já estão ocupando seu lugar nas “estantes” dos consumidores assíduos de literatura. O acervo digital do Senado recebe em média dois milhões e meio de acessos e mais de um milhão de obras são baixadas por ano.

O serviço da Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF), desde 2006, armazena, preserva, divulga e dá acesso em formato digital a mais de 226 mil documentos de interesse do Poder Legislativo. Todo o acervo é disponibilizado gratatuitamente e pode ser visto e baixado por qualquer pessoa interessada no conteúdo publicado.

O acervo disponível para leitura em tablets, smartphones e computadores é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

Para maior variedade de exemplares e diverdidade de conteúdo a Biblioteca também é assinante de Bases de Dados Externas como Ebsco e Proquest. Periódicos e livros em formato digital, nacionais e internacionais, complementam o acervo. A consulta é restrita à rede (intranet) do Senado Federal, mas qualquer pessoa tem acesso através dos computadores instalados para uso público na biblioteca. Este acervo já possuiu dois milhões de documentos.

A Biblioteca do Senado também é a coordenadora da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional (RVBI), que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de 14 bibliotecas da Administração Pública Federal e do Governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.

Especializada em Ciências Sociais, com ênfase na área de Direito, a Biblioteca física disponibiliza aproximadamente 200 mil livros, seis mil títulos de periódicos e três milhões de recortes de jornais. Possui ainda o acervo pertencente à biblioteca particular do Senador Luiz Viana Filho, com aproximadamente 12 mil volumes.

Com a justificativa de atingir uma faixa de usuários que utilizam as redes sociais e de interagir com usuários, outras bibliotecas e profissionais nesse novo tipo de meio de comunicação, a biblioteca criou  uma página no Facebook e um verbete na Wikipedia para informar mais sobre os recursos do acervo.

Fonte: Intranet Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário