sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

UE lança portal agregador de estudos e dados públicos europeus



A União Europeia está a promovendo o portal Open Data, um agregador de estudos e dados públicos dos países europeus. Lançado em dezembro passado, entra agora em fase beta "reforçada" e de experimentação. No site já existem mais de 5.800 conjuntos de dados, a esmagadora maioria dos quais provenientes do Eurostat. 

O lançamento do Open Data antecede as comemorações da terceira edição internacional do Open Data Day que se comemora sábado, dia 23 de fevereiro. O organismo europeu espera que o site online funcione como uma plataforma de pesquisa simplificada para todos os que precisam de acessar a dados de âmbito europeu e que digam respeito a vários departamentos da Comissão. 

A UE acredita assim estar quebrando "barreiras para a informação" e a contribuir para o desenvolvimento de atividades e empresas que façam uso de dados informativos. 

Apesar de o número de dados disponíveis ainda não ser grande, a UE espera que a maior participação de algumas entidades, como a Agência Ambiental, ajude a catalisar o interesse de outros organismos. 

O objetivo final é criar um "agregador de dados pan-europeus", pode ler-se num comunicado da UE. Abertura e transparência são dois conceitos que o organismo espera promover com a plataforma. O desenvolvimento do Open Data é um dos objetivos definidos na Agenda Digital para 2020. 

Fonte: Tek (Portugal)
com adaptações linguísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário