quarta-feira, 6 de março de 2013

Biblioteca Digital para todos




Com a evolução das tecnologias e da comunicação, livros e documentos digitais estão cada vez mais presentes em nossas vidas profissional e pessoal. Desde 2006, a Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) disponibiliza gratuitamente a todos os cidadãos mais de 226 mil documentos na Internet sobre o Poder Legislativo. Esta ferramenta está disponível para todos os servidores e colaboradores da Casa, que podem usá-la para consultar as obras do Senado.

O número de acessos virtuais é crescente. Em 2012, foram contabilizados mais de dois milhões de itens visualizados e mais de um milhão de downloads. Nesse ano, as duas obras mais procuradas na BDSF foram as versões em áudio do Código Civil Brasileiro e da Constituição Federal de 1988, que juntas tiveram 47.898 downloads.

- A função primordial da Biblioteca Digital é preservar e depositar a memória da Casa para que todos possam ter o acesso - revela Helena Celeste, Diretora da Biblioteca do Senado Federal.

Mensalmente, são divulgadas as novas aquisições. Não só os livros, como também as revistas, chamadas de sumários correntes, são disponibilizadas na Internet. “Tudo que é produzido e publicado pelo Senado Federal é enviado a essa memória digital. Os relatórios da Presidência da Casa e a Revista de Informação Legislativa são bons exemplos de documentos disponíveis”, contou a Diretora da Biblioteca.

Construída com o software DSpace, a página da BDSF tem acervo digital multidisciplinar, em texto integral, de domínio público ou com os direitos cedidos pelos autores, incluindo obras raras, artigos, periódicos e legislação em áudio. Os arquivos estão disponíveis, na sua grande maioria, em HTML e PDF, podendo ser lidos, inclusive, por meio de tablets e smartphones.

- Uma página comum na Internet traz as informações por certo período tempo. Na Biblioteca Digital, a informação não é passageira. É como se você pesquisasse entre as estantes de uma biblioteca. E essa é a grande diferença da Biblioteca Digital para os demais sites que contêm certos arquivos em comum - assinalou a Diretora Helena Celeste.

A busca pode ser realizada por título, autor, assunto e data. Para os usuários cadastrados na BDSF, o site oferece o Serviço de Alertas, via e-mail, bem como em RSS. Assim, quando há  inclusão de uma nova obra, o usuário recebe uma mensagem.

Ainda foi criada uma página no Facebook, com mais de 4 mil seguidores, e um verbete na Wikipedia. A página do Facebook está em quarto lugar no número de seguidores quando comparada com as outras páginas do Senado, a frente do Jornal e da Rádio Senado (vejam lista abaixo). Quando a Agência Senado, publicou sobre a Biblioteca Digital, o acesso subiu consideravelmente. Além disso, ao acessar a foto publicada pela Agência, da Biblioteca Digital, nota-se 5.182 compartilhamentos de internautas. Vejam:

Colocação Página Números de seguidores

1º lugar Agência Senado 25.500
2º lugar Notícias do Senado Federal 7.447
3º lugar TV Senado 5.485
4º lugar Biblioteca do Senado 4.046
5º lugar Jornal do Senado 3.901
6º lugar Rádio Senado 2.707
7º lugar E-Cidadania 2.237
8º lugar Alô Senado 1.737
(valores referentes ao dia 05/03/2013 – 13:50)

Em 2011, a BDSF criou um canal no Youtube colocando à disposição 42 vídeos gravados pela TV Senado em comemoração aos 20 Anos da Constituição de 1988, com depoimentos de parlamentares e servidores que trabalharam na Assembleia Nacional Constituinte.

A digitalização dos documentos propicia segurança e preservação da informação, diminuindo o contato direto, o que poderia danificar as obras. Além disso, com a introdução das novas tecnologias, o acervo não fica limitado a um espaço físico, possibilitando diversas opções de busca e uma rápida disseminação do conhecimento. Em qualquer lugar do mundo, os documentos estão disponíveis.

No acervo das obras raras já existem, no total, 885 títulos que podem ser pesquisados e baixados pela Internet. “O acervo das obras raras têm muitos arquivos antigos que estão com as folhas ácidas e quebradiças. Por isso, é importante evitar o manuseio. E a Biblioteca Digital permite a apreciação dessas obras sem prejudicar a conservação delas”, conta a Diretora.

São nove tipos de coleções disponíveis no site da BDSF, conforme o quadro abaixo:

Coleção Quantidade de documentos
Produção Institucional 976
Direitos do Cidadão 498
Acessibilidade 256
Constituinte nos Jornais 33.961
Banco de Notícias 181.710
Obras Raras 885
Periódicos 4.275
Senadores 3.881
Publicações Externas 68

De acordo com a Diretora-Geral, Doris Peixoto, “a Biblioteca Digital do Senado Federal é mais uma ferramenta por meio da qual a Casa cumpre seu papel de disponibilizar às populações de todos os estados da Federação, acesso a esse inestimável acervo do Legislativo brasileiro”.

A consulta ao acervo digital não dispensa uma visita à Biblioteca física, que reúne aproximadamente 200 mil livros, seis mil títulos de periódicos e três milhões de recortes de jornais. Especializada em Ciências Sociais, com ênfase na área de Direito, possui também no acervo os clássicos da literatura nacional e estrangeira como, por exemplo, Cem anos de Solidão. de Gabriel García Márques, entre muitos outros. Existe ainda o acervo pertencente à biblioteca particular do Senador Luiz Viana Filho, com aproximadamente 12 mil volumes.

Fonte: Intranet Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário