quinta-feira, 21 de março de 2013

Leitura digital como deve ser


Fabricio Romano | Capitu with Lasers

iPoe é uma coleção de contos de Edgar Allan Poe. Apesar do conteúdo, ele é um aplicativo, não um e-book, disponível para download gratuito para iPad, iPhone e iPod. A navegação pelas páginas é como em um leitor digital convencional, em que se passa os dedos pelos cantos da tela, mas utiliza os recursos interativos de um aplicativo para adicionar atmosfera à leitura.

São quatro contos: O Retrato Oval, O Coração Delator, Annabel Lee e A Máscara da Morte Rubra, além de uma biografia do autor e algumas páginas com as concepções gráficas das ilustrações. Os contos são em inglês e possuem versão traduzida para espanhol feita por Julio Cortázar.

A interação funciona muito bem. Em O Coração Delator, você precisa movimentar uma luz pela página, como se segurasse uma vela no escuro. No fim do conto, cada toque na tela deixa uma impressão digital com marcas de sangue pela página. Essa abordagem de interação é muito interessante e pouco utilizada em publicações digitais. O que é uma pena, pois o recurso se encaixa perfeitamente a um novo modo de leitura, fazendo com que a tela, com toda sua possibilidade, não seja apenas a cópia de uma estática impressão física.

No site oficial da desenvolvedora há uma galeria com vídeos e fotos do aplicativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário