sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bibliotecas britânicas irão arquivar todo o conteúdo da web do Reino Unido





Seis bibliotecas do Reino Unido - incluindo a British Library - uniram-se para capturar e arquivar a história digital do Reino Unido, incluindo todos os sites de domínio do Reino Unido na web, em uma tentativa de garantir que os historiadores do futuro não tenham que lidar com um "buraco negro digital".

A medida foi possível graças a novas regras que entram em vigor em 6 de abril. O Depósito legal de livros impressos, revistas e papéis já existia na lei inglesa desde 1662. A partir desta data, a British Library e outras cinco bibliotecas também terão o direito de receber uma cópia de todas as publicações eletrônicas do Reino Unido na mesma base que receberam publicações impressas por vários séculos. O que isso significa na prática é que as bibliotecas irão rastrear todo o domínio web do Reino Unido e criar uma cópia de cada um dos 4,8 milhões de sites. Estes, então, serão armazenados e disponibilizados para o público através de seus catálogos. O objetivo é disponibilizar instantaneamente  a produção cultural e intelectual dos países para que os historiadores do futuro sejam capazes de pesquisar - isso inclui ebooks, CD-ROMs, bem como os 4,8 milhões de sites web do Reino Unido.

No entanto, antes que isso aconteça, as bibliotecas estão diante de uma tarefa assustadora. "Nos 400 anos que estamos arquivando jornais, já coletamos 750 milhões de páginas impressas. Com o arquivo digital, estaremos recolhendo um bilhão de páginas da web em um único ano", disse Lucie Burgess, chefe de Estratégia e Planejamento da British Library.



Nenhum comentário:

Postar um comentário