quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cinco dicas para checar informações publicadas no Twitter


Por Natalia Mazotte | Jornalismo nas Americas


Não faltam histórias de "barrigas" (gíria jornalística para matéria falsa ou errada) causadas pela pressa em reproduzir informações difundidas nas redes sociais. Em um recente episódio, o jornalista esportivo Farid Germano Filho, da Rede Pampa, anunciou em seu Twitter a contratação pelo Grêmio do jogador argentino Enrico Cabrito. Horas depois, descobriu-se que o atleta havia sido inventado por internautas e que Germano Filho teve sua conta invadida. Mas a notícia já havia circulado e chegou a ser anunciada até na TV.

Atenção! FUI Hackeado! Atenção! Estão publicando informações SEM nenhuma autorização minha! ATENÇÃO!!

— Farid Germano (@faridgermano) February 5, 2013

Para evitar outros casos semelhantes, o Centro Knight separou algumas dicas de jornalistas como Steve Buttry, Andy Carvin e Craig Silverman disponíveis na web sobre checagem de notícias publicadas no microblog. Mas, claro, é sempre bom lembrar que verificação nunca é demais e avaliar a urgência da informação antes de ir correndo replicá-la é sempre o primeiro passo para que especulações não se tornem belas gafes jornalísticas.

1. Cheque o perfil da fonte e verifique suas conexões

Olhar o perfil de quem publicou a informação antes de passá-la adiante é essencial, especialmente se não é uma pessoa conhecida. Veja sua bio, se há algum site disponível para visitar e os tweets anteriores, procurando identificar os assuntos mais frequentes e as interações com outros usuários. Também vale a pena ver quem a pessoa segue e por quem é seguida. Com o "What did you join Twitter" é possível verificar se o usuário é antigo ou recente. Por fim, tente falar com a pessoa diretamente, mesmo que inicialmente pelo @reply do próprio Twitter.

2. Atenção à data, hora e localização

Tweets publicados logo depois de algum evento de última hora, por exemplo, um acidente de trânsito, podem vir de testemunhas oculares. Repare se as publicações foram feitas em um horário próximo ao momento em que o fato que se está cobrindo ocorreu, notícias que circulam tempos depois têm mais chances de ser meras reproduções. Em alguns casos, a localização do usuário também fica visível, como abaixo. Veja se há fotos disponíveis e, se não houver, pergunte se a pessoa poderia disponibilizar alguma. Claro que fotos podem ser forjadas, então isso por si só não assegura veracidade, mas já fornece alguns pontos na escala de credibilidade.

3. Use a busca avançada

Além da credibilidade de quem divulgou a informação na rede social, precisamos ir atrás do contexto e de outras fontes. Se o primeiro usuário não tinha a localização disponível, é possível buscar outros por local e palavras-chave relacionadas à informação que se pretende checar na busca avançada do Twitter. Veja nos resultados se há fotos ou vídeos.

4. Crowdsourcing on-line

Se você tem o hábito de usar o Twitter e possui uma boa rede de seguidores, pode tentar verificar a informação com ajuda dela, perguntando por alguém que esteja próximo do local do fato ou conheça quem possa dar detalhes sobre ele. Um jornalista que faz isso muito bem é o Andy Carvin. Neste storify, ele explica o processo que desmascarou uma "barriga" da imprensa americana sobre a suposta evidência de munições israelenses na Líbia.

5. Vá além do Twitter

Parece básico, mas às vezes o "ímpeto do furo" joga a boa apuração pra escanteio. Ao saber de alguma notícia pelo microblog, avalie se é possível acionar fontes oficiais para ratificar a informação, se há veículos de mídia locais com mais detalhes para lhe fornecer ou se dá pra entrar em contato diretamente com os envolvidos na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário