quarta-feira, 17 de abril de 2013

Filme sobre Steve Jobs já pode ser visto de graça na web



Produzido pela equipe do site de humor Funny or Die, “iSteve” conta com o ator Justin Long no papel principal e Jorge Garcia como Steve Wozniack

Gabriela Ruic, da Exame

O primeiro filme sobre o cofundador e ex-CEO da Apple, Steve Jobs, estreou, há pouco, na internet. Produzido pela equipe do site de humor Funny or Die (FoD), “iSteve” deveria ter sido lançado no último dia 15, mas teve sua primeira exibição atrasada em respeito às vítimas do atentado da Maratona de Boston Estrelado pelo ator Justin Long (do filme “Com a Bola Toda”) no papel de Jobs e Jorge Garcia (o Hurley do seriado “Lost”) como Steve Wozniack, o longa tinha como objetivo ser o primeiro sobre a vida do exCEO, que faleceu em 2011 em decorrência de câncer.

O filme, que tem 78 minutos de duração, foi dirigido por Ryan Perez (“Saturday Night Live”) e conta ainda com James Urbaniak (“The Office”) e Michaela Watkins (“Curb Your Enthusiasm”) nos papeis de Bill e Melinda Gates.

Mas antes que alguém pense que “iSteve” é um retrato fiel da vida, obra e personalidade de Jobs, é melhor ter em mente que a ideia do longa é justamente outra. “O filme conta com muita licença dramática”, explicou Perez ao site Co.Create, “seria um milagre se conseguíssemos transformá-lo em uma história coerente”, ironizou.

De acordo com Perez, o roteiro de “iSteve” foi escrito em apenas cinco dias e teve algumas entrevistas e o artigo sobre Jobs no Wikipedia como principais fontes. “Não tínhamos orçamento para pagar por uma cópia do livro de Walter Isaacson”, brincou o diretor. Em oito semanas, o filme foi escrito, filmado, editado e lançado, atingindo plenamente o objetivo de ser o primeiro longa da vida do ex-CEO.

Até o momento, as poucas críticas em relação ao filme não são exatamente positivas. Para Phillip Elmer-Dewitt, editor de Tecnologia da revista Fortune, “o filme parece um longo esquete de Saturday Night Live, mas sem ritmo”. Apesar disso, Elmer-Dewitt reconhece alguns pontos fortes do longa.

“Jorge Garcia está adorável como Wozniack”, pontuou, “e há uma cena que parece autêntica aos 63 minutos do filme”.

O trecho sobre o qual se refere o editor mostra o momento em que Jobs e Long se conheceram durante as filmagens dos comerciais “Get a Mac”, estrelados pelo ator. “Não! Corta! Corta! Errado!”, gritou Jobs ao assumir o posto de diretor do vídeo. “Justin, o que você acha que está fazendo Você deveria ser moderno e descolado. O tipo de pessoa com quem eu gostaria de tomar um suco. O que é isso? Eu não quero tomar um suco com você!”, teria criticado o ex-CEO e cofundador da Apple.

"iSteve" pode ser assistido, gratuitamente e na íntegra, na página do FoD. Veja abaixo o trailer, em inglês e sem legendas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário