terça-feira, 30 de abril de 2013

Manuscritos de José de Alencar são digitalizados


Manuscritos inéditos do escritor cearense José de Alencar foram digitalizados e, a partir de amanhã, quando são comemorados seus 184 anos de nascimento, estarão disponíveis para pesquisadores e curiosos

O Povo

Alencar e os manuscritos: interesse por diversas áreas do conhecimento

Autor de alguns dos maiores clássicos da literatura nacional, como O Guarani e Iracema, José de Alencar (1829-1877) costuma ser reconhecido pelo grande romancista que foi. No entanto, a atuação do cearense nascido no sítio Alagadiço Novo – quando Messejana ainda era um município vizinho de Fortaleza – não se restringiu ao campo literário. Além de escritor, ele foi jornalista, dramaturgo, deputado, ministro da Justiça, crítico literário e um estudioso da língua portuguesa. “Ele é mais do que tem sido dito a seu respeito”, afirma Marcelo Peloggio, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), que se dedica a estudar a obra alencarina há dez anos.

A partir de amanhã, quando são celebrados os 184 anos de nascimento do autor, a Casa de José de Alencar deixa ao dispor da curiosidade de pesquisadores e interessados em geral cerca de seis mil manuscritos – a maioria inédita – que estão no Museu Histórico Nacional (MHN), no Rio de Janeiro, e foram digitalizados. Agora, em vez de ir até a capital carioca para consultar o material, quem quiser descobrir essas várias (e pouco conhecidas) facetas de Alencar só precisa agendar uma visita e ir ao sítio que o abrigou durante a infância.

A digitalização do acervo que estava no MHN começou no início de 2012, após ser aprovada no edital de Cultura da Petrobrás e conseguir patrocínio via Lei Rouanet. Segundo o historiador Frederico Pontes, coordenador cultural da Casa, neste primeiro momento a versão digital dos 11 cadernos nos quais o material está dividido só poderá ser consultada no local. Haverá dois computadores destinados especificamente para esse fim. No futuro, ele diz, a ideia é publicar os manuscritos na Internet – mas aí será necessário um recurso extra.

Outras abordagens

De acordo com Marcelo Peloggio, que coordenou o projeto de digitalização do acervo, ter esse material aqui é “um ganho fundamental para os interessados na obra do José de Alencar, sobretudo a obra inédita. Para a região Nordeste é de fundamental importância”. Ele conta que quando teve de transcrever dois desses manuscritos, que depois foram transformados em livro, precisou ir ao Rio de Janeiro para fotografar e só então transcrever. “Se já estivessem aqui me facilitaria muito”, diz. 

Ao mesmo tempo em que facilita o acesso, a digitalização garante ainda mais a preservação dos manuscritos, ressalta Frederico. Além disso, abre outras possibilidades de abordagem da obra alencarina ante a diversidade de temas abordados por José de Alencar em suas anotações. “A importância desses manuscritos é tirar um pouco do senso comum de que o José de Alencar só se destacou no meio literário. Ele atuou no jornalismo, então tem várias crônicas ali publicadas, críticas literárias, opiniões relacionadas à política. Ele se aprofundou também na ciência jurídica, principalmente na área do Direito Constitucional e nesses manuscritos tem muito dessa produção”, destaca.

Perfeccionista

Mas nem só de reflexões sobre a Justiça ou a situação política brasileira – da qual Alencar foi personagem de conflitos com o imperador Dom Pedro II – trata a coleção de manuscritos. Em meio aos registros do intelectual, há poemas para a mulher, Georgiana Cóchrane, cartas, croquis de peças teatrais (inclusive com desenhos), textos biográficos e romances inacabados, como O Contrabandista. 

Gildácio Sá, encarregado por fotografar os manuscritos no processo de digitalização, conta que ficou encantado ao perceber o processo criativo de Alencar. “Ele era um perfeccionista. Não tem um texto que ele não tenha corrigido. Reescrevia muito”, observa. Mesma opinião de Marcelo, para quem Alencar “era um sujeito incansável e que dedicou toda a sua vida a pensar o Brasil”. “Esses manuscritos permitem que você repense a obra alencarina numa perspectiva inédita. Frequentando esse material você vai descobrir outros Alencares”, garante.

SERVIÇO

Consulta aos manuscritos digitalizados de José de Alencar

Quando: a partir de amanhã, dia 1 de maio; de segunda-feira à sexta-feira, de 8horas às 17 horas 
Onde: Casa de José de Alencar -Avenida Washington Soares, 6055 - Alagadiço Novo
Gratuito.
Outras infos: (85) 3229-1898

Nenhum comentário:

Postar um comentário